[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 13 de julho de 2013


Ora et labora

[Facebook, 11 de Julho de 2013]


Em 1964, reconhecendo o papel fundamental da vida e obra de São Bento (480-574) para o desenvolvimento da sociedade e da cultura europeias, SS Paulo VI declarou-o ‘Padroeiro da Europa’. Trata-se de figura cimeira da cultura europeia de todos os tempos cuja obra, de facto, não se limitou, à génese do movimento monástico que se propagou a todo o continente a partir da comunidade de Montecassino.

São Bento é o expoente de uma fascinante cultura de despojamento, símbolo do homem que pretende «ser» em oposição ao homem que só pensa no «ter». Por isso, acerca de temática que tanto me mobiliza, acodem-me os mais diferentes artefactos, literários uns, musicais outros. Por exemplo, de Ricardo Reis, tão a propósito:

Não tenhas nada nas mãos
Nem uma memória na alma,
Que quando te puserem
Nas mãos o óbolo último,
Ao abrirem-te as mãos
Nada te cairá.
Que trono te querem dar
Que Átropos to não tire?
Que louros que não fanem
Nos arbítrios de Minos?
Que horas que te não tornem
Da estatura da sombra
Que serás quando fores
Na noite e ao fim da estrada.
Colhe as flores mas larga-as,
Das mãos mal as olhaste.
Senta-te ao sol. Abdica
E sê rei de ti próprio.

in Odes


Ora et labora. Regra de ouro que tão soberbos frutos gerou, divisa que tão bem se aplica a Bento XVI, Papa Emérito, que tantos testemunhos acumulou e nos deixa em precioso legado de textos afins dessa preocupação de despojamento e de serviço ao outro. E a Francisco que, em tão poucos dias de pontificado, já deu sinais magistério esplêndido.

No dia em que a liturgia lembra São Bento, tenho motivos de sobra para exultar, como cristão, herdeiro orgulhoso deste passado longínquo e recente. Os que puderem acompanhem-me, com Mozart, no famoso motete “Exultate, Jubilate”, KV. 165, um milagre de Arte, que compôs aos dezassete anos.

A interpretação é de Cecilia Bartoli, acompanhada pela Orquestra Filarmónica de Viena, dirigida por Riccardo Muti, na célebre gala do dia 27 de Janeiro de 2006, no Grosses Festspielhaus de Salzburg, por ocasião do 250º aniversário do compositor, a que tive o privilégio enorme de assistir.

Boa audição!

http://youtu.be/YruVzW6zjdk


Sem comentários: