[sempre de acordo com a antiga ortografia]

domingo, 27 de julho de 2014


Sintra,
Ribafria,
passado e presente



Bem vos avisei de que devem permanecer atentos à documentação que formos disponibilizando acerca do assunto. Desta vez,
Fernando Morais Gomes, Presidente da Alagamares Cultura, partilha connosco um documento extremamente interessante sobre o estado da Ribafria, há pouco mais de vinte anos, quando funcionava como Academia de formação da Fundação Friedrich Naumann.

Então, passo já ao video. Pois claro, era o ano de 1993. Sensivelmente durante o período em que, com professores e mestres das diferentes especialidades, os alunos da Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra (EPRPS) intervieram em algumas peças do valioso espólio em presença.

O contraste destas imagens com a actual situação é de tal ordem violento que tive uma forte comoção quando, no passado dia 10 de Maio, visitei a Ribafria integrado num grupo, sob coordenação da Alagamares. Posso afiançar que a Câmara Municipal de Sintra, novamente, com pessoal da EPRPS - o que dá uma tranquilidade muito grande porque não há concessões à facilidade - já está a proceder a algumas obras e manobras de limpeza.

Por outro lado, o Relatório que, em 17 do corrente, apresentámos ao Vice-Presidente Rui Pereira, na sequência da aludida visita, já está em estudo, sabendo nós que muitas das reflexões e perspectivas de funcionamento futuro coincidem totalmente com as da autarquia. Julgo que posso animar todos com a nítida esperança de melhores dias já num próximo futuro.

Sem comentários: