[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quarta-feira, 30 de setembro de 2015




30 de Setembro de 1791
Famosa efeméride mozartiana
com especial conotação pessoal
 
 
 
Ao longo da vida de Mozart, o dia 30 de Setembro aparece recheado de eventos que, subsequentemente, passaram a ser comemorados como efemérides, a mais famosa das quais remonta ao seu último ano de vida, 1791, e ao dia em que ele próprio dirigiu a estreia de "Die Zauberflöte", KV. 620, no Theater auf der Wieden em Viena.

Permitam que, hoje mesmo, a propósito desta efeméride, também recorde a concessão da Medalha de Mérito Municipal grau Ouro de que fui objecto, por parte da Câmara Municipal de Sintra, no dia 28 de Setembro de 2012, em cerimónia durante a qual, no discurso de agradecimento ao Senhor Presidente, Prof. Fernando Roboredo Seara, introduzi um excerto desta ópera cujo significado, para mim, é absolutamente transcendente.

Depois de ter considerado que, também Sintra, é um Templo Iniciático onde o meu querido e saudoso amigo Prof. Agostinho da Silva me incumbiu da missão que tenho tentado cumprir, fiz ouvir aquele referido excerto, explicando até que ponto, a tal lugar, só pode aceder quem o merece e que, de acordo com o libreto de Emmanuel Schikaneder:

"(...) é um espaço sagrado, onde não há lugar para a mesquinhez, nem para quaisquer sentimentos baixos, como a vingança ou a traição, antes é lugar do amor, da amizade, um lugar onde quem não rejubilar com estes ensinamentos, não pode reivindicar a condição de ser humano (...)".

Eis esse momento, em interpretação paradigmática de Kurt Möll, numa récita desta ópera no Met de New York, em 1991, com a orquestra da casa sob a direcção de James Levine.

Boa audição!
 
 
 
 
James Levine and the Met Orch (1991) See Kurt Moll sings "O Isis und Osiris" from this production at http://www.youtube.com/watch?v=K_IaJDqz2Zo" listen…
youtube.com
 

Sem comentários: