[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

A caminho da Correnteza

Iniciado o passeio em pleno coração da sede do concelho, na Estefânea, escolhemos o caminho para a Correnteza, através da Rua Câmara Pestana, onde ainda se conservam, de outros tempos, os vestígios de zona de charneira, periférica, entre a urbe e os campos limítrofes, servindo as frescas quintas de Santo António, a Vila Eugénia, e, um pouco mais à frente, a dos Plátanos.

A Câmara Pestana era rua de sossegos. Com o encerramento da Heliodoro Salgado e a modificação dos fluxos de trânsito, transformou-se em via declaradamente perigosa. Já tenho assistido à iminência de acidentes cuja causa mais comum é a velocidade com que por ali circulam os automóveis, conduzidos por autênticos criminosos que, ignorando os limites, transformam a rua em pista de autódromo.

Já não sei quantas vezes os residentes, fregueses de Santa Maria e São Miguel, solicitaram à Junta e à Câmara a instalação de bandas dissuasoras da velocidade. Mas não, não foram ainda contemplados com tal benefício. Devem estar à espera que aconteça mesmo o acidente indispensável. A edil Edite Estrela, por altura do fim do seu consulado, teve o topete de afirmar, numa sessão pública, que era preciso ser muito prudente com a instalação de tal dispositivo porque as mulheres grávidas até podem abortar...


Assim, não admira que, às tantas, as coisas venham a apresentar-se da maneira mais contrária ao interesse da comunidade.

Sem comentários: