[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 25 de outubro de 2008

Domingo, 26 de Outubro de 2008



Sistema Educativo e
Concelho adiado *

(conclusão)




Ensino Secundário alternativo




Temos dezenas de milhar de jovens licenciados, infelizes, desempregados e à procura do primeiro emprego, «dê erres» sonhados pelas famílias e por eles próprios, de acordo com um modelo completamente ultrapassado, que nada tem a ver com a felicidade de cada um nem com as necessidades do país. Como é possível que a comunidade nacional se permita o luxo de um tal investimento não reprodutivo?

Ora bem, há outras modalidades de frequência do Ensino Secundário, como os Cursos Profissionais que, preparando os jovens para o mercado de trabalho, vão ao encontro das mais instantes necessidades nacionais e, em qualquer altura, permitem o subsequente acesso ao Ensino Superior.

Não há direito que os Cursos Profissionais não sejam devidamente divulgados e promovidos. Aliás, ao contrário do que seria desejável, parece impossível que haja «professores»(?!) empenhados na divulgação da erradíssima e injusta ideia de que os cursos profissionais apenas são alternativa para quem não consegue aceder aos outros, os tais considerados «normais» que, afinal, estão a gerar tanta angústia e anormalidade.



*Publicado no Jornal de Sintra,26.05.06

...............................................................................................


Vd., neste mesmo blogue, os dois textos precedentes subordinados ao título Quem tem medo dos cursos profissionais.

Sem comentários: