[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 19 de março de 2009



O PREC*
na Pena e em Monserrate,


Têm sido muitas as pessoas que, frequentemente, me dizem do seu contentamento com o que se está a passar nos Parques da Pena e Monserrate, em relação aos trabalhos de recuperação do seu património natural e edificado, cujo sucesso é inegável.

Fazem-no porque acabam por confirmar, pessoalmente, aquilo de que tenho dado conta na série de textos aqui e no Jornal de Sintra publicados, através dos quais tanto me tenho congratulado com os novos tempos que se vivem por aquelas bandas, depois do consulado do biólogo e, em abono da verdade, após o período em que o Engº António Abreu começou a pôr ordem naquela casa.

Ontem mesmo, foi o meu amigo Dr. Mário João Machado quem me referiu, em termos altamente elogiosos, o que acabara de verificar, nos dois aludidos lugares, no âmbito de uma recente deslocação. Se aqui trago a sua apreciação é porque o Mário João Machado é um qualificado observador.

Responsável pelo Turismo de Sintra durante muitos anos, com uma licenciatura na área do Turismo, sintrense dos quatro costados, este homem que, em tempos, me chegou a confessar a sua falta de esperança na possibilidade de recuperação de Monserrate, ele que gosta tanto de Sintra como eu e como todos os que por ela se interessam e sofrem, também rejubila com o resultado dos trabalhos em curso, promovidos pela PSML.

Todavia, embora evidenciando estes positivos sinais, todos nos devemos preparar para uma longa campanha de trabalhos na totalidade do território confiado àquela empresa de capitais públicos, que tão boas provas está dando na gestão dos recursos que lhe têm sido confiados. É um caso de sucesso? Claro que sim. Mas o sucesso não é por acaso.

Aliás, nunca qualquer sucesso é ou foi obra do acaso...

*PREC = Período de Recuperação Em Curso

Sem comentários: