[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 20 de abril de 2009


O cocó dos lulus

Nada mais louvável do que a campanha que a Câmara Municipal de Sintra actualmente conduz, no sentido de sensibilizar os donos de cães para a necessidade de cuidarem dos dejectos do animal, quando o levam ao passeio diário que, em todos os aspectos, deveria ser higiénico.

Neste início do século vinte e um, trata-se de uma iniciativa que, na sequência de atitudes congéneres e recentes, a autarquia está a patrocinar, correspondendo a uma fase de consciencialização cívica que, noutras paragens, mais bafejadas pela sorte,* há muito aconteceu. Enfim, a cada terra, o seu uso, ou seja, o seu tempo de actuação.

Entretanto, no âmbito de uma perspectiva global e integrada – decorrente da visão sistémica que o senhor Presidente da Câmara constantemente, e muito bem, se reclama – me parece que o executivo não poderá deixar de conceder a maior atenção à resolução do problema das condições de funcionamento do canil municipal. É que, naturalmente, trata-se de matérias indissociáveis.

Sabem os habituais leitores deste blogue, que já tive necessidade de publicitar queixas de utentes e de promotores da defesa dos direitos dos animais,** apontando Sintra como uma nódoa incompatível com uma latitude civilizada e, portanto, um mau exemplo a corrigir com a máxima urgência.

Naturalmente, não podia estar mais de acordo com a CMS no que respeita aos cocós dos lulus. Todavia, ao pedir aos munícipes atitudes civilizadas, já que está com a mão na massa, cumpre-me lembrar as suas obrigações num domínio igualmente crítico, cuja resolução deverá propiciar (sem desenrascar, sem as improvisações habituais...) a civilizada correcção de uma situação resultante da tão portuguesa e sintrense cultura do desleixo.


* sorte - leia-se desenvolvimento sociocultural
...
** caso da Dra. Cristina Dias Ferreira





1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Dr. Cachado,

Importa tornar claro que o problema do canil de Sintra é especialmente de instalações nada condignas com as necessidades dos animais. Porque o pessoal é gente boa e muito dedicada. Já escreveu n este blog que o estado de desenvolvimento de uma sociedade tem a ver com a maneira como trata os seus animais. Assim Sintra património da Humanidade, também tem de melhorar as condições do canil.
Cumprimentos amigos de

Idalete D. Rino