[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 14 de setembro de 2009


Debate a quatro

Não tive oportunidade de assistir ao debate que, na TVI-24, juntou os candidatos à Câmara de Sintra no passado dia 10. Infelizmente, obrigado ao visionamento de uma gravação de duvidosa qualidade via internet, terei perdido uma série de detalhes cruciais relativos às outras linguagens comunicacionais dos intervenientes que muito ultrapassam a simples emissão de mensagens verbais.

Não entrarei na análise dos conteúdos já que, nesta primeira prestação a quatro, me interessou particularmente entender os sinais mais evidentes da forma que serviu os objectivos do discurso e da atitude de cada candidato. De qualquer modo, não foi difícil concluir como, exceptuando o caso do Prof. Fernando Seara, nitidamente em grande estado de enervamento, os outros candidatos estiveram à altura do que era previsível.

Salientou-se a eficácia dos três discursos ao serviço de propósitos que, desde o início, eram legíveis. Gostaria de pôr em realce a atitude da Dra. Ana Gomes que, extremamente económica, elegeu como estratégia a ridicularização dos truques do Prof. Seara na denúncia de uma série de situações criticáveis da gestão autárquica.

Fê-lo com mestria, por diversas vezes, pondo-o em causa, obrigando-o a entrar em zonas de evidente desconforto e, já com ele em desespero de causa – agindo como a criança apanhada em fraqueza, saltando para um outro assunto que, aparentemente, lhe seria mais conveniente – não lhe dava descanso e, também aí, novamente o fragilizava e ridicularizava, entre alhos e bugalhos.

Como era de esperar, numa reunião a quatro, e sabendo que a Dra. Ana Gomes é a protagonista da candidatura que lhe vai fazer a vida negra, o Prof. Fernando Seara não regateou a saliência decorrente, mas tendo de emendar a mão, mais do que uma vez, para alargar aos restantes as réplicas ou considerações que, tão somente, eram dirigidas àquela candidata.

Às tantas, visivelmente descontrolado, o Prof. Seara já não conversava, já não dialogava mas vociferava, enquanto a Dra. Ana Gomes mantinha a atitude de um sábio distanciamento sorridente, irónico qb, que continuava a desarmar o candidato da Coligação Mais Sintra. E resultou, suscitando mesmo uma reacção de real enervamento, nada que, da parte do Prof. Seara, se pudesse confundir com a ideia de que, ali, o senhor presidente era vítima da gratuita crítica alheia, reagindo como o faz quem sente e é filho de boa gente.

Também André Beja não se deixou impressionar com uma certa atitude paternalista e, ainda menos, com a capacidade histriónica que todos conhecemos e reconhecemos como uma das mais evidentes qualidades do Prof Seara.

Quanto ao candidato da CDU, apesar de envolvido na gestão do município há vários mandatos, o Engº Baptista Alves soube demarcar-se perfeitamente do percurso do actual presidente, saindo-se muito bem do objectivo de se mostrar nada chamuscado pelo convívio

Ainda vai correr muita água debaixo da ponte. Vamos esperar que a campanha decorra sem achincalhamentos, sem baixar o nível de comunicação entre candidatos cujo nível de educação e de urbanidade é mesmo superior à média. Num país em que o analfabetismo e a iliteracia ainda apresentam níveis tão preocupantes, uma campanha eleitoral, como a que se perspectiva neste concelho tão compósito e díspar, pode constituir um período que, em vários domínios, deve primar pela elevação.




3 comentários:

Anónimo disse...

O Dr. Fernando Seara não pode ter tempo para se dedicar "totalmente" à Câmara porque já dedica um tempo total ao futebol. Os comentários que faz na tv ocupam muitas horas de preparação. No debate viu-se que estava muito enervado e ainda não começou a campanha. A Dra. Ana Gomes não vai ser uma adversária fácil e até pode perder mas vai dar muita luta.
Lívio

Pedro Castro Santos disse...

Caro João,
A luta grande é entre Ana Gomes e Fernando Seara mas há outra entre o BE e a CDU. É quase certo que André Beja vai ser eleito e portanto haverá um vereador pela CDU e outro pelo BE o que é bom à esquerda. Também acho que não são favas contadas para o Seara e que a Ana Gomes tem mais hipóteses de ganhar do que parece.
Castro Santos

Ana Pedro disse...

Estamos todos muito fartos de campanhas, de caravanas e de comícios. Os debates são coisas diferentes mas desde que não passem o tempo a falar sobre o que fizeram ou não no passado.

Ana Pedro