[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

João Cachado - Sintra

Problema crónico,
Estefânea (I)

Há cerca de quinze dias, solicitei a intervenção, não só da Junta de Freguesia de Santa Maria e São Miguel mas também da Câmara Municipal de Sintra, no sentido de resolver a questão da instalação de um sistema de protecção aos peões, nomeadamente crianças e jovens estudantes, que se deslocam entre o Largo Nunes de Carvalho e a escola D. Carlos I.

Através dos textos que, acerca do assunto, publiquei neste blogue, puderam acompanhar o modo como, até ao momento, ambas as autarquias responderam ao pedido em apreço. Como, mais uma vez, ficaram a saber o que a casa gasta, não estranharão que, acerca da matéria que hoje vos proponho, tenha resolvido, pura e simplesmente, deixar de consultar a Junta de Freguesia para, tão somente, lhe dar conhecimento do contacto com a CMS.

Então, vamos ao caso. Tudo se passa no bairro da Estefânea e já estão a calcular que é um problema de estacionamento. Pois não só já acertaram como, inclusive, também terão previsto que, especificamente, se trata de velha questão. É verdade. E, como tem três vertentes, aqui fica a promessa de que, para além de hoje, ainda aqui virá em mais duas oportunidades.

Naturalmente, importa não esquecer ser esta é uma zona onde, estando instalados inúmeros serviços, o estacionamento não abunda mas, ao contrário do que muita gente pensa, até é capaz de chegar para as necessidades. Por hoje, não pretendo que pensem no que acontece em dias e noites de eventos no CC Olga Cadaval, caso que, pela enésima vez, abordarei num dos próximos dias.

Portanto, apesar de tudo, raro não é haver o estacionamento efectivamente necessário. Talvez em dias de mercado, às terças e sextas feiras, a coisa seja mais difícil mas, se fosse observado o estrito cumprimento da lei, não estaríamos em presença de um caso gerador de questões muito preocupantes que, sistematicamente, põem em causa a circulação em segurança de transeuntes e veículos.

Tenham em consideração a Praça Dr. Francisco Sá Carneiro, ou seja, a do Centro Cultural Olga Cadaval. Considerem também a Rua Câmara Pestana que, entre a Heliodoro Salgado e a Adriano Coelho (que segue para a igreja de São Miguel e Bairro das Flores), apresenta os dois sentidos de circulação. Pois essa curta distância está constantemente impedida por veículos estacionados, de todos os tamanhos e feitios, incluindo, pasme-se, os mais compridos TIR.

Com o objectivo de impedir o estacionamento selvagem, no primeiro segmento da referida Rua Câmara Pestana, entre o quarteirão onde está instalada a própria Junta de Freguesia e, umas dezenas de metros mais à frente, a Conservatória do Registo Predial, impõe-se voltar a pintar o pavimento com as riscas oblíquas amarelas que, há alguns anos, já lá estiveram cumprido cabalmente o objectivo enunciado. Como era coisa civilizada, foi removida. Enfim, o costume…

Portanto, caros leitores, é isto que vou solicitar à Divisão de Trânsito da Câmara Municipal de Sintra. Mais uma vez, depois de, não sei quantas diligências e perante a inoperância da Junta de Freguesia local. Que sinalizem convenientemente aquele segmento da via, de tal modo que seja absolutamente inequívoca a informação quanto à circulação nos dois sentidos e também, sem margem para erros de interpretação, a proibição do estacionamento.

Olhem, provavelmente, se não obtiver a resposta que será de esperar, terei de contactar um bom grupo de pintores de grafitti que, em vez dos desmandos que para aí andam a fazer por tudo quanto é parede, se disponham a colaborar num projecto com tanto alcance cívico…



1 comentário:

Avelino Couto disse...

Caro João Cachado
O estacionamento, sendo um problema que vai existindo um pouco por toda a parte, não pode, de maneira nenhuma, permitir que crie outros problemas. E só pode ser resolvido olhando-se para o problema de uma forma global e arranjando soluções que permitam uma resposta a todas as necessidades e não apenas resolvendo esta ou aquela. Uma das formas de resolver o estacionamento é, evidentemente, criar as condições para que hajam menos veículos. Para isso, aquela solução, já tantas vezes por si apontada, de criar parques periféricos à entrada de Sintra com a respectiva criação de transporte das pessoas para o centro, seria um primeiro caminho muito importante. Até porque essa solução implica criar hábito e isso, sabemos bem, implica tempo. Depois é sempre importante a criação de pequenas bolsas de estacionamento onde tal se mostre possível, mas também a proibição do mesmo nos locais em que acaba por prejudicar todo o restante movimento. Finalmente é importante promover a criação de parques de estacionamento que permitam a rotatividade e que ajudem inclusivamente o desenvolvimento do comércio, onde não se pague a primeira hora, mas onde se taxem as restantes. E isso poderia ser feito no mercado da Estefânea (existe um projecto de remodelação do mercado que permitiria essa situação), assim como no parque de estacionamento junto ao edifício do Urbanismo (criando aí lugares destinados aos serviços e lugares para a rotatividade).
Penso que soluções não faltam, o que falta é vontade de encarar o problema e resolvê-lo. Espero que estas suas intervenções, quer nos textos que publica no seu blog, quer nas missivas que envia à Câmara Municipal, possam vir a ter resultados tão necessários para a qualidade de vida dos fregueses de Santa Maria e São Miguel. Acompanharei sempre de perto todos os desenvolvimentos e actuarei no sentido de reforçar sempre aquelas questões que considero pertinentes
Um abraço
Avelino Couto