[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Doces,
ou Quinta da Regaleira?
(Autor: Fernando Castelo)

Sintra podia ter mais encantos? Podia, se estivesse ao serviço dos sintrenses e visitantes

Em 19 de Maio, no programa Praça da Alegria, da RTP, uma reportagem sobre Sintra não passou, na verdade, de uma entrevista ao presidente da Câmara, com visibilidade.

O entusiasmo de ambos sobrepôs-se aos conhecimentos, levando a que o transporte utilizado – um trem – fosse apelidado de “charrete” (outro meio de transporte só com duas rodas)...

Em dois trajectos na Volta do Duche – do meio para cá e regresso – escutaram-se banalidades, sem tema à vista. O romantismo pessoal acabaria por ser uma espécie de deixa para a dissertação sobre factos históricos não confirmados, a que não faltou a “primeira globalização” há 500 anos!

Um pouco à frente, talvez mal informada, a entrevistadora lembrou “que também há o comboio, o comboiozinho”, referindo-se ao eléctrico. Quando se esperaria a correcção do erro pelo presidente da Câmara, antes ajudou à confusão com uma ternurenta história sobre o “comboiozinho entre Sintra e a Praia das Maçãs”. “Comboio centenário”.

Como diria o meu amigo Diogo Palha, nestas questões de cultura é bom não dizer que epístolas são as mulheres dos apóstolos.

Houve quem pensasse que Sintra tinha mais uma obra turística, não fosse a lembrança de, há alguns meses, o programa Portugal em Directo, da (sempre a mesma...) RTP, ter feito outra entrevista com o presidente da Câmara de Sintra, em animada viagem no eléctrico.

A empenhada dedicação da RTP justifica, plenamente, uma proposta de gratidão.

Com o encanto que Fernando Seara expressa pelo “verde de Sintra”, e como faz “todos os dias esta Volta do Duche a pé”, compreende-se porque as ervas e silvados quase tapam a cruz do antigo cemitério, junto à Misericórdia, como a foto abaixo documenta.

Felizmente, disse que as esculturas “são extremamente atractivas para os estrangeiros” (qual nacionais, qual quê) principalmente “para os espanhóis e para os italianos”, que a entrevistadora enriqueceu quando disse ter nascido em Itália. Que mais bonito podia ser?

A entrevista termina com uma dúvida cultural de peso: “Doces ou Quinta da Regaleira?

Para os coleccionadores destes momentos, aqui fica o endereço electrónico da reportagem:

http://www.youtube.com/watch?v=iDPFGVCzEM4


7 comentários:

Anónimo disse...

Ao menos entervistassem outras pessoas p.ex. ou a srªque vai no passeio tão parecida com alguém de cá que veio da televisão.
J.M.C.

Otília Inácio disse...

Ai amigos á horas em que todas temos sorte,ao almoço já estava farta de ver o CR na SIC e faltava-me qualquer coisa até que ele lá apareceu.Falava com selecionador mas colocadinho mesmo a jeito para as imagens e eles que não lhe dão muita antena,chego a casa e bingo lá estava ele de novo,que sorte a falar na RTP.Vou a correr meter o euromilhões.

Margarida Mota Paulos disse...

É mesmo Otília,é a sorte que nos coube,uma má sorte, sem dúvida.O homem ainda vai virar dono da Televisão pública,pois não há como ele para estar lá a todas as horas...há sempre uma razão para aparecer, mesmo a fazer a figura ridícula do «emplastro»..

Anónimo disse...

Está tudo esclarecido, se sobre o nosso património, este nosso edil só diz imbecilidades, o que será que pensa, diz e pretende fazer acerca dos reais problemas que nos atingem??? Nada, seguramente! E o transito, caótico na zona da Portela? E a falta de zonas de estacionamento? E por aì adiante... E confunde a Sintra Do Romantismo com o ser "... um homem romântico..." e ainda "... estas Charrete são o lugar em Sintra...". Um conselho, senhor Seara, quando andar ao sol, ponha um boné. Vai ver que lhe faz bem e é justo, porque bonés tem-nos, a nós sintrenses dado muitos!!! Pasmado com tanta mediocridade!!!

Catarina Pratas disse...

Vale a pena ver o filmezito. Não deve ser fácil dizer tanta baboseira e tantos lugares comuns em tão pouco tempo. Como é possível ser tão vago e ter de Sintra uma opinião tão «cliché». O que o presidente da câmara disse não acrescenta nada e esteve ao nível da incompetente que o entrevistou. Mas não foi inútil porque se conclui bem acerca da falta de categoria dos artistas em causa.
Catarina

Anónimo disse...

Reitero o meu comentário de 28/5 no blog riodasmaçãs:

Uma "pérola" este nosso Presidente da Câmara:
http://www.youtube.com/watch?v=iDPFGVCzEM4

sem comentários ...
sintrense
1:41 PM

sintrense

Anónimo disse...

Este presidente aconselha por fim uma entrada na Regaleira de queijada na mão, não sabe ele que por lá está proibido o pic-nic? È assim que entende o passeio cultural, abrindo a porta ao que não deve ser feito. Infelizmente não tem a precepção de que os exemplos deverão vir de cima. Apesar de simbólica esta sua sugestão dá azo...