[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 18 de março de 2011



Alguns comentários recuperados!!

Através da minha caixa de correio electrónico ainda me foi possível recuperar alguns dos muitos comentários que tinha suprimido. Pelo respeito que me merecem os seus autores, decidi republicá-los, em duas levas, subordinados aos títulos dos textos a que se reportavam. Hoje, a primeira parte. Mais uma vez, lamento a perda de todos os outros que, de facto, não é possível trazer de volta.

Mozart, Amadé, sempre

Caro Dr. Cachado,
Quem gosta deste compositor não pode dispensar este "site" magnífico.
Muito triste com acontecimentos no Japão encontro consolo na música de Mozart. Acabei de ouvir Requiem em memória de tantas vítimas.
Lourdes Cabral
Publicada por Lourdes Cabral em Sintra do avesso a 17/03/11 12:44
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Obrigado pelo aviso sobre o site. De facto é precioso. Nestes dias vou ouvindo música. É o que me alivia e Mozart está sempre comigo.
Alzira
Publicada por Anónimo em Sintra do avesso a 17/03/11 09:06
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


Fui ler os seus artigos publicados no Jornal de Sintra em 2006 quando passaram 250 anos do nascimento de Mozart. Recortei e guardei porque desfazem ideias erradas sobre Mozart que continuam a circular. Chamo a sua atenção para o programa do Victorino de Almeida onde, no passado domingo, ele se referiu ao enterro mas com a história do cão atrás da carreta, etc.
Se puder pf esclareça.
O site é óptimo. Quem gosta de Mozart é obrigado a ir lá.
Manuel Semedo
Publicada por Manuel Semedo em Sintra do avesso a 16/03/11 21:04
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Sigo sempre os conselhos de quem quer o meu benefício... Consigo nunca fico decepcionado. O serviço do Mozarteum é um portento. Grato,
Lopes Ramos
Publicada por Lopes Ramos em Sintra do avesso a 16/03/11 17:01

::::::::::::::::::::::::::::::::::

Mozart não precisa de marketing. Mas o conselho do João Cachado tenho a certeza que vai conduzir a que muitas pessoas passem a conhecer o compositor muito melhor.
Também já consultei o site do
Mozarteum e fiquei impressionado.
obrigado.
Carlos Ramiro
Publicada por Carlos Ramiro em Sintra do avesso a 16/03/11 16:42
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


Já lá fui. Este site é um espanto. Obrigado ao Prof. Cachado.
Rui Passos
Publicada por Rui Passos em Sintra do avesso a 14/03/11 23:55
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


À Rasca

De que estava à espera?
Como o seu texto não era main stream...
Console-se com as mensagens positivas.
Abraço
Carlos Sousa
Publicada por Carlos Sousa em Sintra do avesso a 14/03/11 13:00
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


Lamento mas tenho de o dizer, esta suposta geração à rasca está a ter uma atitude de gente rasca. Porque e que temos tanta abstenção nos actos eleitorais? Cumpram com a sua obrigação civica de votar! È muito porreiro protestar, dizer umas quantas banalidades contra o "sistema", mas ir ao domingo votar, depois de uma noitada custa muito , è uma violência. Por detrás desta manifestação esconde-se a ganância do poder a todo o custo. Esconde-se o lobo na pele do carneiro. Chamo aqui a atenção para o livro que foi ontem apresentado como pré-programa de governo do psd. Se agora se sentem à rasca, num futuro breve poderão vir a mudar de nome para geração do exôdo. Natalia Gomes

::::::::::::::::::::::::::::

Publicada por Anónimo em Sintra do avesso a 11/03/11 14:39
Cachado,
Sou da sua geração, a geração de
60. Tivemos problemas horrorosos, falta de liberdade, guerra colonial, levávamos tareia se ousávamos protestar, íamos parar à prisão.
E estes gajos agora que têm tudo como nenhuma geração anterior teve, nem sequer sabem escrever as razões das sua queixas e o que querem.
Talvez amanhã a prendam na pele a organizarem-se e a mostrarem que não são uns pindéricos, pendurados nos pais e com falta de coragem para irem à luta e à procura de emprego onde ele houver, na Europa, na África.
Se estão bem preparados não têm de ter medo.
Paulo Torres
Publicada por Paulo Torres em Sintra do avesso a 11/03/11 16:16
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Serviços secretos à mistura com polícias, muitos provocadores a explorar ingenidades, dezenas de milhar de jovens «numa boa» é uma mistura explosiva. Deus queira que me engane...
Adelaide Castro
Publicada por Adelaide Castro em Sintra do avesso a 11/03/11 20:52
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


Caro João, partilho aqui no seu blogue o comentário que tive oportunidade de redigir há pouco noutro fórum (Facebook) a propósito do mesmo tema e do muito disparate que o mesmo tem suscitado:
Título: Saca o saca-rolhas...

Aos enrascados da "geração à rasca" ou que nela se revêem e a quem provavelmente o cognome "geração rasca" ainda assentaria quem nem uma luva, pergunto se não teriam feito melhor indo votar nas últimas duas eleições, por exemplo?
Provavelmente preferem fazer parte de uma turba de carneiros arrebanhados com afinco e instrumentalizados às mãos de alguns pseudo partidos da dita esquerda da moda.
As "mudanças" e revoltas, inspiradas noutras tantas que por aí decorrem, só o são quando não se trata de uma imensa maioria. E mesmo assim... As imensas minorias têm o mesmo destino da antiga rádio XFM. Tinha piada, entretinha, mas foi para o galheiro.
A "geração à rasca" devia-se chamar "geração básica", "geração simplória" ou "geração facilitista". Bom, bom, é quando alguém providencia.
A propósito, soube de fonte segura que o bairro alto terá "happy hour" alargado amanhã, por isso, os meninos podem saciar a revolta talvez pedindo um adiantamento da semanada aos pais para o efeito. Pasme-se, a droga vai estar mais cara amanhã nos percursos da peregrinação, pelo que se aconselha que se apetrechem nos locais habituais para evitar pagar gato por lebre.
É pena esta “geração à rasca” não ser mais “desenrascada”.
Publicada por Spirale em Sintra do avesso a 11/03/11 22:53
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


Principalmente em resposta ao Sr. Paulo Torres, aconselho mais comedimento nas suas afirmações: "pindéricos"?,"apoiadosnos pais"? Meus filhos não são assim, acabaram seus Mestrados e embora saiam à noite, vão votar no dia seguinte. Pendurados em mim? Sim! Porque respondem a anúncios, mandam curriculos e nada! Que futuro para esta geração ? Até porque minha reforma vai minguando e o apoio diminuindo. Nem todos os jovens são vazios. A geração de 68 que deu a volta à nossa vida era como ?
Publicada por Anónimo em Sintra do avesso a 12/03/11 10:24
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


Prof. Cachado,
O seu texto é excelente e já recebeu comentários de grande nível. "Spirale" revela uma argúcia e acutilância notáveis. Em sentido inverso, tem o caso do último anónimo, cuja posição
é ultra-montana, coitado do senhor,
não percebeu a sociedade em que vive e confunde tudo, razão pela qual tem lá em casa aquilo que merece...
Repito, o seu texto é muito bom, entende-se que o Prof. não embarca em confusões mas não tenha ilusões, há gente que «não chega lá» embora o que escreve seja apenas resultado da lucidez.
Obrigado, Rui Leandro
Publicada por Rui Leandro em Sintra do avesso a 13/03/11 00:09
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


João Cachado,
Mesmo depois de ver reportagens das televisões ainda confirmei mais como o seu texto é pertinente. Gomes Dias. Publicada por Gomes Dias em Sintra do avesso a 13/03/11 01:04
Amigo João Cachado,
Como sempre esta sua peça é especial. O Cachado alinha com a opinião de vários intelectuais sérios que conhecem bem e escrevem bem acerca da realidade nacional. Sendo professor e técnico de educação é um observador privilegiado da camada de jovens que passou pelas suas mãos.
Como colega e admirador, permito-me acrescentar que todo o país e a esmagadora maioria dos portugueses estão à rasca. Não sou o primeiro a escrever isto mas só para concordar consigo. Convenço-me que quem tem mais razões para protestar - os mais velhos que vivem situações de desumanidade e degradação vergonhosas - não têm condições para fazê-lo. E são milhões.
Não podemos concordar com este protesto, tal como foi anunciado. Percebo que o seu post é isto que afirma, repito, tal como foi anunciado. Não se pode ir para uma manifestação sem saber o que se vai manifestar e isso foi o que aconteceu ontem e felizmente sem incidentes.
Estes jovens têm que se fazer ao caminho e procurar condições em todo o país e não só perto de casa, em África (especialmente Palops), na Europa, onde houver uma oportunidade.
Têm ferramenta para isso. Os portugueses, os gregos, os irlandeses sempre o fizeram e continuam a fazer.
Abraço amigo,
D. Rodrigues
Publicada por Daniel Rodrigues em Sintra do avesso a 13/03/11 10:35
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


Spirale, Rui Leandro e "afins", quem não entende nada são vocês! Parecem o Governo (fechado numa redoma) alheados do Portugal real!
Publicada por Anónimo em Sintra do avesso a 13/03/11 12:09
::::::::::::::::::::::::::::::

Se o Portugal real fosse aquela gente que encheu a Av. Liberdade e Rossio com uns "artistas" oportunistas a aproveitarem-se do evento, eu emigrava já hoje...
Publicada por Anónimo em Sintra do avesso a 13/03/11 14:16
::::::::::::::::::::::::::::::::

Colega Cachado,
Ainda há lugares decentes onde estas coisas aparecem com certo nível. Parabéns. Sou seu colega do Porto, é a primeira vez que aqui intervenho e foi um amigo da FNE que me recomendou a frequência do seu blogue. "À rasca" é um bom pedaço de prosa e um desafio muito ajustado à realidade em que estamos mergulhados.
A grande questão é que a malta não se enxerga. A «malta» também engloba muitos nossos colegas e pseudo-colegas, que fomentam e alimentam muitas destas posições que levaram tanta gente à rua a protestar sem objectivos bem marcados.
R. dos Santos
Publicada por R. dos Santos em Sintra do avesso a 13/03/11 23:29
:::::::::::::::::::::::::::::::

Lamento mas tenho de o dizer, esta suposta geração à rasca está a ter uma atitude de gente rasca. Porque e que temos tanta abstenção nos actos eleitorais? Cumpram com a sua obrigação civica de votar! È muito porreiro protestar, dizer umas quantas banalidades contra o "sistema", mas ir ao domingo votar, depois de uma noitada custa muito , è uma violência. Por detrás desta manifestação esconde-se a ganância do poder a todo o custo. Esconde-se o lobo na pele do carneiro. Chamo aqui a atenção para o livro que foi ontem apresentado como pré-programa de governo do psd. Se agora se sentem à rasca, num futuro breve poderão vir a mudar de nome para geração do exôdo. Natalia Gomes
Publicada por Anónimo em Sintra do avesso a 11/03/11 14:39
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Caro Cachado,
Tal como a autora do comentário anterior, sou seu colega e fui alertado para o seu texto hoje de manhã na escola. Concordo inteiramente. Os meus alunos não se confundem com a mixórdia que vai ser a manif de amanhã. Claro que estou cheio de receio que aconteça o pior. Mas oxalá que não.Obrigado pelo seu trabalho que também vou levar para um pequeno debate.
Couceiro
Publicada por J. Couceiro em Sintra do avesso a 11/03/11 13:54
::::::::::::::::::::::::::


Sintra, soluções para a qualidade


Quando exercemos o direito de voto, votamos em quem? Numa entidade abstrata?Penso que votamos nos partidos e nos seus candidatos e quando estes desiludem, parece-me legitimo, no minimo fazer a critica. Neste país, a critica objectiva morreu. O abstracionismo é hoje rei e senhor e depois admiram-se de por cá a culpa morrer sempre solteira. Promessas por cumprir tem sido o unico ponto consistente nos mandatos de Fernando Seara! Podemos dizer o contrário? Já se esqueceram da Quinta do Relógio? O estacionamento, as obras, à pressa mal feitas, o projecto Sintra Romântica...? As promessas por cumprir são o meu unico problema com o Fernando Seara...não chega ao òdio. Comentarista caseiro.
Publicada por Anónimo em Sintra do avesso a 11/03/11 10:53
::::::::::::::::::::::::::::::::::::


A solução BUSCAS (C.M.Cascais) é excelente. O estacionamento nos locais apontados, como afirma Joana d´Ávila, tem que ser regulado com horários e tarifas adequados. O parque do urbanismo está com lotação esgotada durante o dia mas nunca à noite nem nos fins de semana, feriados etc.
Aliás, o Dr. João Cachado já tem escrito muito acerca destas questões e este post só sintetiza as suas posições. Joana d´Ávila está de parabéns. Oxalá o Sr. Presidente da Câmara leia este contributo tão valioso e se prepare para pôr a funcionar o que nele se sugere.
Vitor Dias
Publicada por Vitor Dias em Sintra do avesso a 11/03/11 11:17
:::::::::::::::::::::::::::

Continuo abismado, ou tenho passado pelos locais referidos pela senhora Joana D'Avila em dias em que já estão lotados, como por exemplo a zona da biblioteca, da portela junto à escola Santa Maria, o parque onde se encontra o edificio do urbanismo, etc., . há de facto solução para este grave problema que a todos nos afecta. Não dêem ao fernando seara chão para mais asneira
Publicada por Anónimo em Sintra do avesso a 10/03/11 16:46
::::::::::::::::::::::::::::::::::


Bom dia João Cachado,
Parabéns pelo texto.
Os juniores estão tramados e à rasca. Os seniores achavam que facilitar a vida aos mais novos era dar-lhes tudo de mão beijada. Os seniores lixaram os juniores e estes perderam-lhes o respeito.
Mas à rasca estamos todos. Mais velhos, novos, o país inteiro, está tudo à rasca e nem o «desenrascanço» à portuguesa nos livra. Abraço,
Pedro Soares
Publicada por Pedro Soares em Sintra do avesso a 10/03/11 09:10



NB: Agora, por favor, não comentem os comentários constantes desta série...



1 comentário:

Lurdes Cabral disse...

Fico admirada com a sua paciência.Pela minha parte, obrigada por ter recuperado o meu comentário.
Lurdes Cabral