[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 29 de julho de 2011

A propósito dos
instantâneos da Estefânea (1)

Assinado por JAC, recebi o seguinte comentário que muito agradeço. Pela sua pertinência e valor das sugestões, passo a transcrevê-lo na sua totalidade:



" Todos estes problemas relatados têm a ver com falta de civismo e planeamento da nossa Vila.Tem de se criar estacionamento onde é possível. Sempre que implique problemas de circulação dos peões (todo o tipo de peões) ou aos veículos de emergência esse estacionamento não pode existir, tem de ser colocada sinalização correcta e fiscalizar.

O Turismo é das poucas coisas que o nosso país ainda tem de bom para vender. O Ministro da Economia fala de sermos a Florida da Europa. Seria bom mas o trabalho que há para fazer em termos de planeamento e civismo é monumental, absolutamente monumental. De uma vez por todas temos de pensar que no que tem de funcionar para uma pessoa que se desloca de cadeira de rodas é bom para todos.

Todos gostaríamos de levar um bebé ou criança a passear por Sintra, todos seremos um dia mais velhos… Temos de investir em bons transportes públicos, cómodos para todos os tipos de públicos, acessíveis, com percursos e horários bem planeados.

Continuamos a querer meter o Rossio na Betesga. Tem de se criar vários espaços de estacionamento fora da Vila e fazer ligações ao Centro Histórico apenas por transportes públicos. Os únicos veículos que poderiam circular no Centro Histórico seriam apenas os de moradores e comerciantes e mesmos esses já são muitos.

Se calhar os comerciantes acham que tal ideia os vai fazer perder clientes. Estão tão errados... Eu e muitas pessoas iriam muitas mais vezes à Vila de Sintra e aos seus monumentos se houvesse a possibilidade de se respirar ar puro (e não poluição provocada por veículos automóveis) de levar um carrinho de bebé, se não tivessem que se aborrecer com o transito e com as dificuldades de estacionar...

Se fossem apenas usufruir de um bom passeio pela magnifica paisagem cultural sem terem de se chatear, gastar imenso dinheiro em gasolina e estacionamento, poderiam certamente ficar lá mais que 30 minutos e gastar dinheiro noutro tipo de artigos como por exemplo os que vendem os comerciantes nos Centros Históricos...?????

JAC"



2 comentários:

Anónimo disse...

Com tanta gente a contribuir com soluções Sintra está nesta situação por desleixo e mais nada.

José Carlos O. Sampaio disse...

Por falar em turismo e desleixo, na Vila Velha....
Na Vila Velha existia um posto de turismo com empregados sintrenses, dedicados e conhecedores das riquezas de Sintra. Sabiam receber e divulgar e mantinham o turismo a funcionar de manhã à noite.
Agora o Turismo foi entregue a estranhos, ou seja a uma empresa privada chamada Associação de Turismo de Lisboa, a qual só visa o lucro, que recebe dinheiros da Câmara, do estado, da concessão do jogo do Estoril (800 000 Euros/ano igual a quase 500 contos por dia), conforme notícia em revista da própria Associação publicada em Janeiro de 2010.
Como é que o turismo de Sintra abre mão destas verbas e as entrega de bandeja a uma empresa privada e sem concurso?
E entrega um edíficio público, histórico, num local previlegiado, também sem concurso?
E deixa essa empresa montar um negócio no r/c do edíficio com artigos de artesanato que nada tem a ver com Sintra e nada beneficia os artesãos da região?
E faz concorrência aos comerciantes locais vendendo postais?
E a informação? Abrem a meio da manhã e fecham a meio da tarde?
É ver os turistas a bater com o nariz nos portões a partir das seis da tarde quando antes fechava, se bem me lembro às 20 horas.
Sintra está mesmo do avesso, só muda para pior.
Só temos aquilo que nos deixaram, e não se faz nada para melhorar. Pena.
Uma boa notícia:
Descobri por acaso, que quem mora no concelho de Sintra, aos domingos de manhã, não paga no Palácio e Jardins da Pena, no Castelo dos Mouros, no Convento dos Capuchos e em Monserrate.
Boas caminhadas
Com estima
José Carlos O. Sampaio