[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quarta-feira, 10 de agosto de 2011


Camping?
- Rio do Porto!...

Hoje ainda lá não passei. O cenário, esse deve ser idêntico por esta hora, cerca das sete e meia da manhã, no parque de estacionamento do Rio do Porto. Ontem estavam acampadas, nada mais nada menos, do que 26 (vinte e seis, leram bem!...) autocaravanas de todos os tamanhos e feitios. A tanto chegou o descaramento dos prevaricadores e a desleixada tolerância da autoridade.

Na verdade, depois do que assisti no fim da tarde do dia 24 de Abril deste ano, em que uma viatura da Polícia Municipal, com dois agentes, servia de batedor a um par de autocaravanistas que foram conduzidos até ao referido recinto, nada mais me pode surpreender a não ser, talvez, o o número sempre crescente das viaturas acampadas.

Passa-se tudo isto a escassas dezenas de metros do edifício dos Paços do Concelho. Mais comentérios? Para quê? É apenas Portugal e Sintra no seu melhor... Melhor, pelo menos, para quem consegue alojar-se, em condições tão condenáveis, tão precárias, de segurança, sanidade, etc, em pleno coração do centro histórico de um lugar que se arroga de tantos pergaminhos.

Ao que chegámos! Que desalento!...




6 comentários:

Fernando Castelo disse...

Meu caro Amigo,

Que raio, o meu Amigo e eu, mais uns poucos, preocupados com mais este exemplo da mais elevada falta de respeito pelos sintrenses?

Então não era ali que se projectava um silo de estacionamento, com entrada pela Volta do Duche, esse sim que era uma afronta ao "local" e ao "espírito do lugar"?

Agora, caravanismo? Com o arvoredo tão alto praticamente nem se vê.

Portanto, com água corrente, com a Fonte Mourisca onde já vi a tomarem banho e lavar calças e com a autoridade a levá-los até lá, tudo caminha pelo melhor.

Vou tentar divulgar na NET que, no largo Vergílio Horta, mesmo em frente aos Paços do Concelho de Sintra, se podem montar 10 ou 20 tendas pequenas e passar lá um fim-de-semana, com pequeno-almoço incluído.

Sabe-se lá se ainda são recebidos com o respeito que nós não merecemos...basta que apareça por lá um canal televisivo qualquer.

Um abraço e, salve-se, meu Amigo. Esta gente não merece nada.

Anónimo disse...

Quando é a própria Polícia a indicar o caminho ao «ladrão» não há nada a fazer. Até há coisas a fazer mas não é com gente desta.

Anónimo disse...

Eu tenho uma foto de Outubro passado duma autocaravana acampada durante a noite no Paço, logo ali à entrada...

José Carlos O. Sampaio disse...

È bom que se saiba:
Há 30 anos foi projectado pela Câmara, um parque de campismo em condições no vale do Rio da Mata, 2 km acima da praia do Magoito, a poente da Arneiro dos Marinheiros.
A Câmara fez as expropriações o projecto teve andamento e tinha mérito pela sua elaboração, localização, contacto com a natureza etc.
Sintra só teria a ganhar.
Como na Câmara, quem vem a seguir, não reconhece mérito à equipa anterior o assunto caiu no esquecimento.
Com o encerramento do parque da Praia Grande, Sintra ficou sem condições para receber campistas e caravanistas.
Porque não se reprojecta o Parque de Campismo do Magoito? De certeza que teria bastante procura.
Os terrenos continuam expropriados.
Então Sr. Prof.Dr. Seara?
Está a ser tempo de sair da inércia!

Os caravanistas seguem as indicações do GPS e dos guias de bolso, por isso não são culpados da situação, apenas procuram a melhor opção.
Espaços não faltam no concelho.
Pena que Sintra não saiba criar opções para quem nos visita e para quem quer trabalhar.
À espera de melhoras
José Carlos O. Sampaio

Anónimo disse...

Hoje de manhã era bem mais tarde e lá estava montado o cenário do costume. Quem autoriza isto é tão culpado como quem lá acampa quase à porta da Câmara.

JAC disse...

Que tal um ou vários sinais de proíbido de paragem de autocaravanas como já vi em alguns locais do país. Seria uma boa solução!! A juntar a isso a construcção de um ou mais parques de campismo e/ou bangalows em Sintra seria excelente pois existe ainda um outro tipo de turismo - o de natureza que atrai outros publicos que não o da "Sintra Romântica"... mas que pode e deve ser rentabilizado.