[sempre de acordo com a antiga ortografia]

domingo, 7 de agosto de 2011


A propósito do acervo de pintura
do antigo Museu Regional de Sintra

Ah, bendita colaboração!... Não tenho eu dito que, com os seus especiais e esclarecedores comentários, os meus leitores passaram a alimentar o blogue? Reparem como, novamente, a razão me assiste ao dar notoriedade de primeira página a mais esta mensagem do Ricardo Duarte. Eis, portanto, a sua transcrição:


"Prof. João Cachado e restantes intervenientes,

Em relação às dúvidas aqui levantadas julgo que posso ajudar. As obras pertencentes ao antigo Museu Regional encontram-se na sua grande maioria embaladas no edifício do Museu Ferreira de Castro, em concreto onde funcionou o Museu do Brinquedo, as quais constituem a Colecção Municipal de Arte.

Digo a maioria porque algumas encontram-se presentes em dependências da Câmara, como o Palácio Valenças, ou em gabinetes de vereadores. Colecção contempla cerca de 3500 obras e não tendo a grande maioria valor artistico de especial importância, mereciam melhor espaço do que um simples armazém húmido e sem as condições ideais de conservação.

Somente a dedicação dos funcionários camararários vai permitindo que não se percam de vez, merecendo pois uma visita as exposições temporárias que vão montando no Museu Ferreira de Castro. Ora, a tal dedicação dos funcionários, coordenados por outro Técnico, originou que há alguns anos fosse criado um Museu virtual que serviria de mostra a essas peças.

Foi-me informado por um amigo que participou nesse projecto que o site não se encontra publicado porque a Câmara na altura não achou justificável dispender dinheiro para pagar o dominio de internet...

Compreensivel? Não. Por isso tenho a ideia de, em conjunto com mais algumas pessoas que já manifestaram interesse, oferecer à Câmara o valor do pagamento do registo para assim ficar publicado esse projecto. É que, dependendo das caracteristicas do website, existem dominios a partir de 50 euros por ano...

Ricardo Duarte"




Sem comentários: