[sempre de acordo com a antiga ortografia]

domingo, 13 de novembro de 2011


Jaroussky,

uma voz dos deuses

Hoje à tarde, Grigory Sokolov. Amanhã à tarde, Philippe Jaroussky. De facto, só a Gulbenkian pode arcar com uma programação de temporada musical propondo esta catadupa de galácticos. O contratenor que se apresenta no Grande Auditório na próxima segunda-feira, vem acompanhado pelo Appolo’s Fire Ensemble, sob a direcção da maestrina Jeanette Sorell para a interpretação de um programa subordinado ao título Fireworks, com peças de Antonio Vivaldi e Georg Friedrich Händel.

Bem, este ‘piqueno’ é um dos mais sérios casos de voz de contratenor que tenho presenciado, perfeitamente da craveira de Schöll ou Mena. Assisti, este ano, em 28 de Janeiro, durante a Mozartwoche, a um seu recital no Mozarteum de Salzburg, acompanhado por Les Musiciens du Louvre. Naquela altura interpretou a Ária de Idamante Non ho colpa, Nr. 2 de Idomeneo KV 366 de Mozart, a Ária Fra l’orrore di tanto spavento, de Carattaco de Johann Christian Bach e, novamente de Mozart, o Rondo de Sesto, Deh per questo istante solo, Nr. 19 de La Clemenza di Tito KV 621.

Tratou-se de um recital de canto, eminentemente clássico, exigindo diferentes recursos técnicos e expressivos deste de Lisboa, em que dará voz a peças do período barroco, reportório em que se revela particularmente exímio. Claro que é imperdível.

PS - Creio que a lotação estará esgotada. No entanto, se estiverem mesmo interessados, não deixem de contactar a Sra. D. Faustina da bilheteira, não pelo telefone mas presencialmente. Há sempre desistências e, com um pouco de sorte, acedem a um recital que só se ouve nos melhores auditórios mundiais. E sabem quanto, no meu caso, de assinatura, paguei pelo bilhete? Onze euros e quarenta e três cêntimos…

Aqui vo-lo deixo com o excerto do Rinaldo de Händel:

http://youtu.be/5TQrbei8Z-4
Philippe Jaroussky - Haendel http://www.youtube.com/



1 comentário:

Sintra do avesso disse...

Transcrições do facebook:


rlos Gordo

Decididamente és mesmo um melómano militante ! Se fosses capaz de me arranjar um bilhetinho, PREFERENCIALMENTE dois ;-) , até sou capaz de fazer duzentos quilómetros com o temporal que está para usufruir da pérola que anuncias, mas também para ter a alegria de te dar um abraço :-) . "Agora é que este fulano me vem com isto ..."

João De Oliveira Cachado

Meu querido Carlos, como eu gostaria de te ser agradável. Mas, de facto, não é possível. Ainda ontem tentei arranjar um bilhete, para uma prima. Sabe Deus que bati à melhor porta e nada feito. Este Jaroussky é tão especial como outros mas, ...por razões extra-musicais, caíu ainda mais no goto. Ultimamente, ainda por cima, a voz de contratenor é objecto de interesse mediático. Portanto, o melhor é esquecer. Para o ano que vem, na altura de comprar os bilhetes, já que confias, eu poderei aconselhar e tratar da compra. É que, mesmo atempadamente, há truques para conseguir lugares para estes mais galácticos. Grande

Natalia Carvalho

Tem razão o Sr.Carlos gordo,o Sr. é melómano,por isso digo que estou a milhas. maravilhosa,embora ele com uma vos de rapazinho,e a Senhora com expressão de quem está implorando a Deus:Verdade adorei.Senhor Barra da musica..rsrsrs♥
há cerca de uma hora