[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012



Tannhäuser,
em Lisboa

Ontem, na Gulbenkian, assisti a uma récita de Tannhäuser, de Richard Wagner, em versão de concerto, que alcançou um nível mesmo muito apreciável. Coro e Orquestra Gulbenkian, um belo conjunto de vozes wagnerianas, as mesmas que ouço «lá», no santuário de Bayreuth, tais como Falk Struckmann, baixo (Hermann, Landgrave da Turíngia), Johan Botha, tenor (Tannhäuser), ou Melanie Diener, soprano (Elisabeth, sobrinha do Landgrave), num concerto que a direcção de Bertrand de Billy soube fazer render ainda que com alguns problemas.

Fundamentalmente, ao nível instrumental, os referidos problemas ter-se-ão devido ao facto de que a orquestra da casa não é especialmente rodada no repertório wagneriano, cujas particularidades muito sofisticadas, no domínio da acústica, exigem muita frequência de interpretação. O Coro esteve em magnífica forma. Como proposta concertante, em Lisboa, constituiu um momento deveras interessante, honrando o pequeno ciclo que a temporada da Fundação reservou ao compositor.

Esta que ainda não é uma ópera da grande maturidade de Wagner, tem segmentos inspiradíssimos. É muito impressiva a sucessão de momentos de avassalador arrebatamento que tomam conta de qualquer audiência minimamente receptiva. Gostaria de vos propor um momento do III Acto, de uma famosa produção de Bayreuth, encenada por Götz Friedrich e que, sob a batuta de Sir Colin Davis, teve em Gwineth Jones, uma lendária Elizabeth. Em Bayreuth, não assisti a esta mas a uma outra produção, também com GJ de que, infelizmente, não encontrei gravação.

A Orquestra e o Coro do Festival de Bayreuth aqui estão, evidenciando a máquina absolutamente fabulosa da sua prestação. A encenação, de uma eficácia a toda a prova. A marcação de cena, impecável. Nesta pequena amostra, como verificarão, tudo concorre para ilustrar o grande projecto do compositor que encarava a sua como uma proposta de Arte Total.

Boa audição!

http://youtu.be/05LpZe_CvlM
Tannhäuser: Act 3 chorus
http://www.youtube.com/

Sem comentários: