[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012



Que frio!...


Bom dia,

Ouvi dizer que, por aí, a temperatura ia baixar. Pois, então, consolem-se como puderem porque, aqui em Salzburg, hoje de manhã estão -9º, logo à tarde estarão -10º e quando o Sol se puser -13º. Este ano ainda não, mas já tive mais baixas. Amanhã por, exemplo, prevê-se temperatura mais negativa.

Não tem caído neve nos últimos dias - que me faz uma falta louca já que também aqui venho para gozar esta cultura de Inverno do centro da Europa de que tanto gosto - mas o branco permanece no gelo que se formou. Tudo isto é muito bonito mas coloca problemas muito sérios de operacionalidade aos serviços municipais.

Por exemplo, para que os peões não escorreguem no gelo, os cantoneiros lançam uma gravilha fina que, quando degela, corre para as sargetas significando isso uma especial atenção previsional quanto à acumulação pois, caso contrário, haveria problema.

Mas, de facto, nunca há, ao contrário de certos sítios, que bem conhecemos, onde com condições climáticas muito mais propícias, acontecem constantes inundações devido ao descuido das limpezas que deveriam ter sido efectuadas a montante e atempadamente.

Civismo, respeito pelos interesses dos cidadãos, disciplina, contínuo e controlado exercício da autoridade democrática, por aqui, não são princípios e valores que deixem de ser quotidianamente conjugados. E exercidos, sem tibiezas, sem tolerâncias ou porreirismos que todos sabemos no que dão.

Já vai longa a prosa que, inicialmente, só pretendia brincar um pouco com as temperaturas locais de cá e daí. Pelos vistos, a minha, com o correr da pena, já subiu um pouco... Para que tudo volte ao controlo desejado, aqui vos deixo com Mitsuko Uchida, tocando o Menuetto da Sonata para Piano KV331 em Lá Maior de Mozart.

Dentro de uma hora, no Mozarteum, mas interpretada pelo jovem pianista Fasil Say, ouvirei esta mesma peça, no contexto de um recital acerca do qual vos darei conta mais tarde. Por agora, boa audição!

PS: Datado de 1789, o retrato do compositor,desenhado por Doris Stock (1760-1832), que aparece introduzindo a gravação, é o último e mais fidedigno que se conhece.

http://youtu.be/NoFebNkdpd4
Mozart- Piano Sonata in A major ('Alla Turca') K. 331- 2nd mov. Menuetto
http://www.youtube.com/

1 comentário:

JAC disse...

Anseio que um dia tenhamos um pouco desse "(...)Civismo, respeito pelos interesses dos cidadãos, disciplina, contínuo e controlado exercício da autoridade democrática(...)"em Sintra!
Mais uma vez obrigada pelos seus textos...