[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012



Últimas de Salzburg

Nestes últimos dias, andei numa tal roda-viva que, sinceramente, não tive qualquer hipótese de escrever outros textos acerca dos concertos que, como sempre acontece na Mozartwoche, sucedem em catadupa, de manhã, à tarde e à noite. Ora bem, se tiverem em consideração que tenho de comer e de dormir e, ainda, de aproveitar os intervalos dos eventos para alguma investigação e tro...ca de impressões com pessoas que, por exemplo, vindas da América, só tenho hipótese de conversar uma vez por ano, hão-de compreender que é humanamente impossível.

Assim sendo, lá para quinta-feira, uma vez regressado, ainda irei muito a tempo de continuar a pôr-vos ao corrente, não sobre todos os eventos a que assisti mas, tão somente, os que revestirão maior interesse. Apenas para vossa orientação, faltar-me-á escrever sobre dois concertos com a Orquestra Filármónica de Viena, um, no dia 1 de Fevereiro, dirigido por Ivan Fischer, com o pianista Radu Lupu e outro, dia 4, com Daniel Barenboim, ao piano e na direcção; no dia 2, de manhã, sobre o recital do pianista Fazil Say e da violinista Patricia Kopachinskaja; no dia 3 de manhã, Quatuor Ébène e Mitsuko Uchida e, à noite, Les Musiciens du Louvre; finalmente, no dia 5, à noite, outro concerto com a Orquestra do Mozarteum dirigido por Ivor Bolton.

Portanto, ainda poderão contar com tais destas peças que irão aparecendo, sem qualquer pressa, já que nenhum jornal está à espera… Enquanto não me atiro à tarefa, dar-vos-ei conta de uma invejável cena, apenas possível nestas latitudes, precisamente em função do frio tempo que faz. Frio, aqui sim, em consequência do qual os lagos gelam, permitindo o acesso a estupendas pistas naturais, para gaudio de quem sabe e pode patinar no gelo, nomeadamente, crianças e jovens.

São imagens de grande beleza e de uma partilha muito feliz de um tempo propício. Olhando tanta gente feliz, evoluindo através de movimentos tão graciosos, pergunto-me que música terão naquelas cabeças para comporem tal coreografia… E, como não, em sentido oposto, não hei-de ter, bem presentes, outras imagens do viver muito mais macambúzio de uma gente que, vá lá saber-se porquê (?!?), mais a Sul e na periferia, lhe deu para armar em "piegas", tornando-se incapaz de beneficiar de um clima propício a outras cenas...

Ainda lembrando as cenas de patinagem sobre o gelo, e tendo em consideração a problemática do tempo que passa - o outro tempo, que não o meteorológico.... - tão presente na ópera "Der Rosenkavalier" de Richard Strauss, aqui vos deixo uma suite de valsas dessa mesma ópera . A gravação histórica traz-nos a Filarmónica de Berlin, sob a direcção de Bruno Walter. Olhem que é a não perder.


Rosenkavalier Waltzes - R. Strauss - Bruno Walter www.youtube.com
Richard Strauss Rosenkavalier Waltzes Berlin Philharmonic Orchestra Bruno Walter Berlin 14 feb 1930 Columbia LX60



Sem comentários: