[sempre de acordo com a antiga ortografia]

domingo, 27 de maio de 2012



Qualidade & saudade 


Ainda se lembram de Cornell Macneil, o barítono americano que morreu no ano passado? Pois, o «seu» Jack Rance, de "La Fanciulla del West" de Puccini, na gravação para a Decca, foi considerado o melhor momento da sua carreira.


Testemunho desse sucesso, aqui vos trago uma gravação que, quase posso afiançar, deve tratar-se daquela que ainda tenho em vinil, datada de 1958, com Renata Tebaldi, Mario del Monaco, Cornell MacNeil, Piero de Palma, Giorgio Tozzi, Coro & Orchestra dell'Accademia di Santa Cecilia, sob a direcção de Franco Capuana.

A voz de Cornell Macneil está quase esquecida mas, no meu caso, permanece em absoluta referência, também nalguns famosos desempenhos de óperas de Verdi. Continuo a ouvi-lo no meu pick up, à mistura com um risquito ou outro, que nenhuma impressão me causa, devo confessar-vos.

Aliás, muito pelo contrário. Ao pegar neste e em muitos outros discos de 33 rpm - que o meu pai importava directamente dos Estados Unidos, para si e para uma roda de amigos ilustres, como João de Freitas Branco, João Sassetti, Luís Villas Boas, Duarte Borges Coutinho (Praia), Luís Pignatelli e mais alguns - ao ouvir relíquias como esta, é a qualidade de belíssimas gravações que ressalta, é a prova acabada do bom gosto do meu pai e dos seus companheiros, e tudo isto colado a uma indizível saudade.

Ouçam este excerto, da ária 'Minnie, dalla mia casa' da mencionada ópera e digam-me se não tenho razão.

Boa audição!



http://youtu.be/B5sl-iBDjjI








Sem comentários: