[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 28 de junho de 2012



João Bénard da Costa


Aguardo com especial expectativa a homenagem ao João Bénard da Costa. O Presidente Fernando Seara é a primeira entidade pública nacional a perpetuar o nome desta grande figura das Letras, do jornalismo – certamente um dos mais brilhantes cronistas do século passado e princípio do actual - e do cinema, um finíssimo intelectual, na plenitude do conceito, que foi nosso vizinho e de quem tanto nos orgulhamos.

João Bénard da Costa é o grande homenageado mas a Câmara Municipal de Sintra, com esta atitude de respeito e preito à sua memória, também sai devidamente enobrecida. Não tenho qualquer dúvida – e faço-o com o maior gosto – em agradecer ao Prof. Fernando Seara iniciativa tão especial, que se traduz neste gesto que cala tão profundamente.

Pelas sete da tarde, junto à casa da família, na Rua Gago Coutinho, todos os que não esquecemos João Bénard da Costa, todos os que ainda hoje, tanto lhe devemos pelo estupendo magistério que desenvolveu em vários domínios, lá estaremos a partilhar e a viver um dos mais bonitos momentos da vida cultural de Sintra dos últimos tempos.

Ninguém ignora a especialíssima relação de João Bénard da Costa com Johny Guitar, o mítico western de Nicholas Ray. Com aquela fanhosa e tão característica voz ainda no ouvido, ser-vos-á possível ouvir o homenageado falar acerca do filme… À minha medida, apenas gostaria de vos deixar com esta inequívoca lembrança.

Boa audição!

Sem comentários: