[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 2 de agosto de 2012



[texto publicado no facebook em 31 de Julho]


Sempre que a minha estada coincide com um 31 de Julho, dia de aniversário da morte de Franz Liszt (1811-1886), passo pelo cemitério a deixar-lhe uma flor. E, conforme seja possível, recolho-me a ouvir a peça que, embora longe da minha querida Bayreuth, hoje não deixo de escutar e de vos propor.
Liszt planeou a sua Eine Faust-Sinfonie a partir das figuras de Faust, Gretchen e Mephisto, arquétipos do Fausto  de Goethe mas, em contraste com os seus outros poemas sinfónicos, não se trata de obra programática, na medida em que o compositor assumia que o público das salas de concerto conhecia perfeitamente o texto, motivo pelo qual, aparentemente, não pretenderia condicionar a receptividade da música através de conotações literárias.

Esta sinfonia para orquestra e coro masculino baseia-se no estudo de três personagens. Enquanto que o primeiro andamento é um retrato multifacetado do Faust, o segundo é dedicado a Gretchen e ao seu amor por aquele e o terceiro a um Mephisto que aparece como contraponto de Faust, nos termos do qual, uns a seguir aos outros, os temas de Faust se apresentam distorcidos e segmentados.

Em 1857, seguindo o conselho da sua amada, a Princesa Carolyne zu Sayn-Wittgenstein, Liszt introduziu um coro masculino que entoa as últimas linhas do Faust II: “(…) Alles Vergängliche ist nur ein Gleichnis… Das ewig Weiblich zieht uns hinan” ou seja, em tradução livre, ‘Tudo o que é transitório, efémero, é apenas um reflexo… O eterno feminino, esse sim, indica-nos o caminho”.

A Sinfonia Fausto de Liszt foi estreada em 5 de Setembro de 1857 em Weimar e, embora considerada como uma das mais importantes obras sinfónicas do século dezanove, é rarissimamente apresentada nos auditórios e, assim sendo, permanece como um das menos conhecidas composições de Liszt.

Riccardo Muti, dirige a Wiener Philharmoniker, Michael Schade é o tenor e o coro é o da Konzertvereinigung Wiener Staatsoper, numa gravação de Agosto de 2009.

Boa audição!
 
 
 

Sem comentários: