[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 2 de agosto de 2012


Começo hoje a publicar uma série de pequenos textos introdutórios de enquadramento muito sumário de todas as sinfonias de Mozart por ordem cronológica da sua composição.

A Sinfonia No. 1 em Mi bemol Maior, KV. 16, foi escrita em Londres, no Verão de 1764, na altura em qiue a família se via retida na cidade devido a um problema de saúde do pai. O compositor, aos oito anos, já era conhecido por essa Europa como um menino prodígio embora, até então, tivesse composto pouca música.

A obra que seria estreada em 21 de Fevereiro do ano seguinte, destina-se a dois oboés, duas trompas e cordas, tem três andamentos, 1. Molto allegro, 2. Andante, Dó Menor e 3. Presto.

O aspecto mais curioso desta peça é que, no Andante, tocado pela trompas, o garoto utiliza o famoso motivo de quatro notas que aparece no Finale da sua última sinfonia, a No. 41. As quatro notas, Dó, Ré, Fá, Mi, foram consideravel e frequentemente usadas por WAM, aparecendo em várias obras, incluindo as sinfonias no. 33 e a já mencionada 41.

Não disponho de coordenadas da gravação que vos proponho. Boa audição!



http://youtu.be/b4IXXpTHjok

Sem comentários: