[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 17 de agosto de 2012




[publicado no facebook, no dia 14 de Agosto]


Curiosamente, esta sinfonia em Lá Maior KV 114, datada de Salzburg, aos 30 de Dezembro de 1771, é a primeira que Wolfgang Mozart compôs depois da morte do Príncipe Arcebispo Sigismund Christoph [Conde] von Schrattenbach que ocorrera quatro dias antes. Tal não significa que, oficialmente, seja esta a primeira que escreve ao serviço do novo Príncipe Arcebispo Hieronymus Joseph Franz de Paula [Conde] Colloredo von Wallsee und Melz, já que a sua eleição apenas será reconhecida em 14 de Março do ano seguinte.
 

Impõe-se ter presente que, independentemente do modo como as coisas evoluirão, até conhecerem o desfecho de 1781 que todos sabemos, a relação inicial entre o compositor e o seu novo patrono não podiam ter sido mais promissora. E tanto assim foi que, apenas em oito meses, portanto, até Agosto de 1772, altura em que deixa Salzburg para se dirigir novamente a Itália, à capital da Lombardia, para se concentrar na sua nova ópera “Lucio Silla”, Mozart compõe para Colloredo nada mais nada menos do que oito sinfonias e tão impressionado este ficou que anunciou ao jovem compositor novas e melhoradas condições salariais.

A obra, muito sofisticada, evidenciando um particular encanto, estrutura-se nos habituais quatro andamentos, 1.Allegro moderato, 2.Andante, 3.Menuetto/ Trio e 4.Molto allegro para uma instrumentação que compreende 2 flautas, 2 oboés, 2 trompas e cordas.

Novamente, passam a dispor de uma interpretação da Mozart Akademie Amsterdam siob a direcção de Jaap Ter Linden.

Boa audição
!

Sem comentários: