[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 11 de agosto de 2012




[Texto publicado no facebook em 7 de Agosto]


No que respeita à obra que hoje trago à vossa consideração, a verdade é que, em definitivo, nenhum estudioso conseguiu garantir tratar-se de inequívoca composição de Wolfgang Mozart. E tanto assim é que, em algumas colectâneas, pura e simplesmente, não aparece nenhuma sinfonia com este número de ordem. No entanto, se for de sua autoria, só poderia ter sido escrita em Milão ou Bolonha no ano de 1770.
 
Se um inicial manuscrito de Viena atribui a obra a Mozart, cópias posteriores, já datadas do século dezanove, apontam-na como tendo sido composta por Leopold Mozart ou Carl Dittersdorf. O musicólogo Neal Zaslaw, a quem recorro tão frequentemente, considera que uma comparação dos resultados de duas análises estilísticas do primeiro andamento da peça com análises de primeiros andamentos, de outras obras do mesmo período, inquestionavelmente genuínos dos três compositores, sugerem que Wolfgang deverá mesmo ter sido o compositor da Sinfonia No. 11 em Ré Maior KV 84/73q.

A sinfonia tem três andamentos – 1.Allegro, 2.Andante e 3. Allegro molto – verificando-se a ausência do Menuetto/Trio habitual, considerando uma instrumentação distribuída por cordas, 2 oboés, 2 trompas, fagote e contínuo.

Não disponho de referências da gravação que vos proponho.

Boa audição!
 

Sem comentários: