[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 11 de outubro de 2012



Doutora Hildegarde

[Texto publicado no facebook em 8 de Outubro]
 
Por decisão de SS Bento XVI, Santa Hildegarde von Bingen (1098-1179), passou a emparceirar com os doutores da Igreja Católica Apostólica Romana. Em boa verdade, ontem foi dia grande porque idêntica decisão recaiu sobre outra figura máxima da hagiografia cristã, o místico espanhol São João da Cruz que, nestes preparos de tão ilustre doutoramento, vai emparceirar com a sua conterrânea Santa Teresa de Ávila.

Naturalmente, para todos quantos se reclamam dos benefícios do Conhecimento, estas são personagens que ultrapassam as fronteiras da Fé para se agigantarem no mundo profano como referências indeléveis da Cultura de todos os tempos.

Hoje, no entanto, a nossa especial atenção, apenas para Santa Hildegarde. Médica de vanguarda, visionária, poeta e compositora, mas igualmente empenhada em variadíssimos domínios do saber, não surpreendendo que, novecentos anos depois da morte, o seu magistério permaneça incrivelmente actualizado.

Trago-vos uma gravação altamente recomendável de um excerto da "Symphonia harmoniae ecclaestium revelationum", do Liber Divinorum opernum, pela Accademia San Felice, com a belíssima voz do soprano Barbara Zanichelli como solista. Foi registada no Mosteiro de San Mininiato al Monte (quem conhece Firenze, sabe a que imprescindível espaço me refiro), em 2006.

Boa audição!
 

Sem comentários: