[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 30 de março de 2013


 
SNS, inestimável




[publicado no facebook em 29.03.2013]


A minha falta de engenho fica muito aquém da possibilidade de partilhar, com a qualidade que merecem, cenas absolutamente comoventes que tenho presenciado nestes dias de internamento.

Na realidade, não conseguiria descrever o carinho, dedicação, amor - não tenho medo da palavra - com que, por exemplo, na enfermaria onde estou internado, é tratado um senhor de oitenta e cinco an
os que carece de cuidados especiais.

Mdicos, enfermeiros, assistentes operacionais, apesar do imenso trabalho que não lhes concede um momento de descanso, noite e dia, profissionais que, a todos os doentes, concedem tudo o que estes têm direito, ainda conseguem ultrapassar a dimensão do humano, para assumirem a condição de verdadeiros anjos quando deparam com casos como o que está mesmo à minha frente, e que só não identifico pelo direito à privacidade a que todos os intervenientes têm direito.

Sei que episódios destes se multiplicam por todas as unidades de saúde por esse país fora. Por isso, o SNS conta com um património oculto, ilimitado, que não pode ser desrespeitado por decisões políticas que não estão à altura dos nobres desígnios que o animam.
Há muito tempo que, em directo, eu estava a precisar deste testemunho. Acreditem que, também por esta experiência, tão edificante, a minha Páscoa de católico, neste ano, enriqueceu de modo especialíssimo. Um abraço para todos e votos de Santa Páscoa.

Sem comentários: