[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 30 de abril de 2013




Diálogo no Parlamento,
problemas de correcção


Durante a primeira sessão da Comissão de Inquérito acerca dos contratos de financiamento com recurso a SWAPs, desta tarde no Parlamento, o ex-Secretário de Estado Fernando Pina, certamente perturbado, aludiu a condição de «membra» do governo de Maria Luísa Albuquerque...

Este é daqueles erros que - garanto eu, que devo saber alguma coisa acerca do a
ssunto - não podem ser considerados como um qualquer ou mero 'lapsus linguae'. Não, meus senhores, isto é ignoranciazinha, pura e simples, é um lapso filho da falta de educação de base.

E é-o, com responsabilidade repartida pela família de origem e escola que frequentou, revelando falta de leituras, dos mais diferentes géneros, enfim, resulta de um bem caracterizado conjunto de deficiências socioculturais, em que apenas algumas, muito residuais, podem ser imputáveis ao falante.

Apenas chamo o episódio à colação por ser grave que governantes, profissionais da comunicação social e similares, apresentem tão flagrantes dificuldades de expressão. Coloca-se a questão do exemplo e, nessa perspectiva, impõe-se toda a denúncia sem qualquer tibieza.

Vem a propósito lembrar o que, por exemplo, aconteceu com Clara Ferreira Alves que, há uns anos, em pleno debate televisivo com o Prof. Doutor David Justino, então Ministro da Educação, se viu obrigada a emendá-lo quando o senhor disse «interviu», em manifesta errada conjugação do pretérito perfeito do indicativo do verbo intervir...

Passam-se os anos e, infelizmente, não encontro razões para alterar a minha opinião de que as coisas não só vão, como continuam de mal a pior. «Membra»? Que horror! Basta!
 
 
 

Sem comentários: