[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 23 de abril de 2013




 
[Para a edição do Festival de Sintra de 2013, tanto eu como o meu querido amigo Dr Mário João Machado, temos vindo a prestar uma colaboração que, solicitada pelo Prof. Fernando Seara, com o argumento de disponibilizar à organização a experiência de cada um, aceitámos concretizar, a título de voluntariado total. É nesse contexto que, por exemplo, impondo-se divulgar as primeiras notas programáticas, vos proponho o texto seguinte]


Festival de Sintra, 2013
primeiras notas programáticas

Neste momento, o que me é possível partilhar com os leitores, a título de informação acerca da edição de 2013 do Festival de Sintra, ainda não é o programa geral – que será disponibilizado até ao fim do corrente mês de Abril – mas um já muito completo conjunto de elementos enquadráveis na grelha de eventos, e que já propiciam uma perspectiva muito precisa da oferta definitiva.

Primeiramente, gostaria de manifestar o maior regozijo por o Festival poder continuar a contar com a Direcção Artística do Dr. Luís Pereira Leal. Em Portugal, no contexto da programação da música erudita, é ele figura única e incontornável, senhor de vastíssima experiência e do reconhecido saber que, durante décadas, bem evidenciou na Fundação Gulbenkian, contribuindo para o enriquecimento cultural de um incalculável número de melómanos.
Há muitos anos, o Dr. Luís Pereira Leal tem habituado o Festival de Sintra a uma programação de alto nível que, mesmo em anos mais recentes, apesar de a crise financeira ter mitigado recursos, porque afectou muitos dos seus patrocinadores, jamais cedeu a qualquer indício de menor qualidade que pudesse comprometer os pergaminhos de que tanto nos orgulhamos.

Em termos de calendário, o Festival decorrerá entre 21 de Junho e 12 de Julho e, quanto à linha programática a que obedece a matriz, num ano em que se celebram tão marcantes efemérides como as dos duplos centenários do nascimento de Richard Wagner e de Giuseppe Verdi, bem como do centésimo aniversário de Benjamin Britten, o lema proposto é «As Gerações do Futuro» já que se trata de um festival centrado totalmente em artistas jovens.

Gostaria de sublinhar, com a maior ênfase, que o Festival de Sintra 2013 dedica a sua programação não só a Verdi, a Wagner e a Britten, que são celebrados em quase todos os festivais do mundo, e mesmo em Portugal, mas também e com especial destaque para o compositor Charles-Valentin Alkan (1813-1888), incluindo um recital e conferência dedicados a esta figura importante do Romantismo musical francês, cuja música é do maior interesse. Este sim, é um acontecimento quase exclusivo do Festival de Sintra e digno de atenção dos media e do público.

Fiel à herança de uma distintiva presença do piano na sua programação, também esta edição contará com recitais de vários pianistas que, apesar da sua juventude, são artistas que já demonstraram aos mais exigentes públicos, e, em muitos dos mais prestigiados auditórios internacionais, como o mundo da grande música já conta com eles no presente e não poderá dispensá-los no futuro.

Benjamin Grosvenor, Bertrand Chamayou, Ah Ruem Ahn, Alexander Drozdov, Khatia Buniatishvilli, Luisa Tender, Pedro Gomes, eis alguns dos nomes da tal «Geração do Futuro» que, em Sintra, vem celebrar a música dos três grandes mestres compositores. Haverá ainda outros recitais, por exemplo, de Canto e Piano, com Dora Rodrigues e João Paulo Santos, e um Concerto com a Orquestra Gulbenkian, sob a direcção de Joana Carneiro.

No âmbito de outras iniciativas culturais afins do tema geral do Festival, há que contar com as designadas Conferências da Regaleira, a cargo de um dos mais reputados musicólogos portugueses, o Prof. Rui Vieira Nery. Outra vertente forte desta edição incidirá no Cinema, propiciando o visionamento de filmes, quer de índole biográfica quer de outros cuja banda sonora, recorrendo a temas musicais dos compositores em referência, desempenhe papel fundamental na concepção da obra fílmica.

Desta vez, para uma Conferência de grande impacto, estará, nem mais nem menos, que o conhecidíssimo Prof. Doutor Daniel Sampaio, figura pública de referência nacional, não só no domínio da Medicina, mas também tão polifacetada e interessante em vários domínios culturais, desde a escrita, à música, ao desporto.

 Além da condição de ilustre sintrense, não haverá quem não lhe reconheça uma íntima e manifesta relação com a arte musical em todas as vertentes e géneros, um magistério pedagógico que evidencia uma permanente preocupação  com os problemas da juventude, além do facto, como notável Professor de Medicina, de a especialidade em que tanto se tem notabilizado se articular, tão evidente e manifestamente, com a Música. Sem dúvida, é uma das iniciativas que contará com maior adesão do público, um acontecimento cultural imperdível.

Como sempre, toda esta iniciativa cultural concretizar-se-á em ambientes únicos, do mais rico e sugestivo património nacional em que Sintra é tão pródiga. Portanto, Palácio Nacional de Sintra, Palácio de Queluz, Palácio de Monserrate, Quinta da Regaleira, Quinta da Piedade serão os habituais mas sempre mágicos lugares de acolhimento destas iniciativas. Naturalmente, também o Centro Cultural Olga Cadaval abrirá portas a alguns dos eventos.

Se qualquer programa definitivo é sempre apresentado com a ressalva de que tudo se concretizará, a menos que algum imponderável o comprometa, também estas notas de divulgação inicial do Festival de Sintra 2013 são partilhadas na base de tal reserva. Afinal estaremos a poucos dias de uma versão final – em que, provavelmente, será acrescenta alguma novidade – mas, para já, considero imprescindível partilhar convosco esta informação.

Sem comentários: