[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 31 de agosto de 2013




Para o João De Oliveira Cachado que também gosta de Les Arts Florissants...

Dido meure, sublime, par la voix de Emilie Renard (Jardin des Voix 2013).
L'émotion est à son comble sur la scène flottante du Miroir d'eau. Même les arbres ne peuvent retenir leurs murmures affligés...

    • M Manuela Bravo Serra Tem toda a razão... Uma das poucas paixões que perduram. Senti isso e sinto imensas saudades mas... tenho querido fazer um interregno desde que a Berliner Philharmoniker deixou de lá ir na Páscoa. Acompanhei todos os anos de Rattle e alguns de Abbado, ainda. A 'crise' também não me permite ir ao que gosto mas tenho esperanças de que talvez 2015 seja uma possibilidade. Deus o permita pq tenho imensa vontade de lá voltar com a cidade completamente 'doce' pelo frio... Salzburg sem frio não é (para mim) Salzburg, Entende? Toda a 'carga' espiritual que dela emana só é possível senti-la ou em Janeiro/Fevereiro ou na Páscoa, com as magnólias a florirem .... Um abraço e é bom 'sentir' que alguém nos compreende quando sentimos que magia existe lá, em Salzburg. Eu lá sinto-me bem, sinto-me quase em casa... e sou latina
       
    • João De Oliveira Cachado A Berliner na Páscoa, é verdade... Karajan, Abbado, Rattle, os "Kontrapunkte", muito mais informais que os três grandes concertos e a ópera, o dia de acesso ao ensaio e a Semana Santa (como sabe há duas levas, mas eu sempre privilegiei a da Semana Santa), tudo com uma sofisticação inexcedível, é verdade, mas é um Festival de Primavera, de celebração da Primavera. Para quem anseia pela cidade 'doce' pelo frio... Minha cara amiga, obrigue-se à Cultura de Inverno da Europa Central que, em Salzburg, precisamente, por altura da Mozartwoche, não pode ser mais expressiva. E, meu Deus, o programa musical é de qualidade máxima! Há muito Mozart, sim senhor, mas muita, muita música clássica, romântica, contemporânea cujo enquadramento na programação encontra uma relação subtil. Digo-lhe, se é que já não lhe disse, se só puder ir uma vez por ano a Salzburg e tiver que optar entre o Festival da Páscoa ou Mozartwoche, não hesito. Há muitos anos, vou sempre à Mozartwoche. Não consigo imaginar o meu ano sem aquela estada que, por vezes, é de três semanas seguidas. Em St. Sebastian, tudo me é acessível, sou um amigo da casa, tratado como alguém cuja vinda se espera e se facilita em todos os passos. O Mozarteum é a minha sala de visitas, onde, além dos concertos, convivo, estudo. No Grosses Festspielhaus, na Haus für Mozart (antigo Kleines) tenho amigos, desde os arrumadores aos directores, sou apaparicado, escrevemo-nos. Uma das mais conhecidas responsáveis do Mozarteum, Directora da Mozartena, Prof. Geneviève Geffray, faz botinhas para o meu neto mais novo... A Astrid Rothauer, gerente da Katholnigg, arranja-me encontros com todos os galácticos seus amigos (e já tem ajudado anigos meus portugueses como o André Cunha Leal, quando lá esteve em serviço da RDP2) e, mal sabe que eu cheguei à cidade, espera ser a primeira a ser visitada. O que quer que mais lhe diga? Se me sinto em casa? Minha amiga, eu «transferia-me» já! Lá sinto-me como em nenhuma outra parte. Pois, então, quando decidir ir no Inverno, lá me encontrará. De uma coisa estou certo: jamais me acompanhará diariamente, quando saio de St Sebastian, por volta das 6,30 da manhã, para fazer a minha caminhada de seis quilómetros numa hora, altura em que, na maior parte dos casos, o termómetro está abaixo dos dez negativos. O meu dia é tão cheio que este é o único horário que me sobra. Isto não significa, está claro, que ande numa fúria desatada. Nada disso. Tudo com um ritmo propício. Abraço
    •  
    • M Manuela Bravo Serra Coincidimos sempre porque eu nunca faltei, na semana de Páscoa, durante o 'reinado' de Rattle....Só que eu fico perto de Mülln, do outro lado do rio pq adoro ir a pé pela margem até à cidade velha. Milhões de recordações, sempre boas, tive desses longos anos, e por me ter já contado o prazer que sentiu em viver esses primeiros dias de cada ano lá, e as suas caminhadas, gostaria tb de 'provar' Janeiro.. Creio q o vi por lá, sim, como em outros sítios de música da Europa Central embora seja mais fácil deparar consigo na F. C. Gulbenkian. Um grande abraço!
    •  
    • João De Oliveira Cachado Grato pela partilha destas impressões. Um grande abraço

    Sem comentários: