[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 31 de agosto de 2013



 
PARQUES DE SINTRA MONTE DA LUA
- Iniciativa do maior interesse
 
 
[27 de Agosto no facebook]

 Jornadas Europeias do Património

Castelo dos Mouros, Parque e Palácio da Pena com visitas técnicas guiadas

- Visitas integradas nas Jornadas Europeias do Património

- Foco nos recentes restauros e reabilitações 


- Visitas conduzidas pelos coordenadores dos projetos

- Inscrições limitadas

Imagens:
http://62.28.132.233/1377512929.zip

Sintra, 26 de agosto de 2013 – Para celebrar as Jornadas Europeias do Património, de 20 a 22 de setembro, a Parques de Sintra irá realizar visitas técnicas guiadas gratuitas a diversos pontos de interesse que estão a ser alvo de trabalhos de requalificação, ou cujas obras terminaram recentemente. Para tal, contará com a presença dos técnicos responsáveis pela coordenação dos projetos, os melhores intervenientes para explicarem as intervenções que conduziram. As visitas são gratuitas mas é obrigatória inscrição prévia.

O programa tem início na sexta-feira, dia 20 setembro, às 10h, com uma visita ao Castelo dos Mouros, local onde vai ser explicado o projeto ‘À Conquista do Castelo’. Aqui, os visitantes vão ficar a conhecer os locais onde foram levadas a cabo as escavações arqueológicas, quais os processos utilizados para a requalificação dos caminhos de ronda e ainda quais os cuidados tidos aquando da construção do novo centro de apoio ao visitante, entre outras curiosidades.

Em simultâneo, (10h de dia 20), no Palácio da Pena, os participantes terão a rara oportunidade de entrar no Palácio através do antigo acesso principal de convidados da Família Real. Será apresentado o projeto de restauro de interiores em curso no Salão Nobre, bem como no Palácio Novo. Entre as várias explicações, vão ser tocados pontos como a arquitetura, as artes decorativas e o acervo. Igualmente no Palácio da Pena, às 12h, vai ter lugar uma visita ao Gabinete da Rainha (atualmente em fase de projeto de conservação e restauro), onde os participantes descobrirão tudo sobre as transformações que sofreu ao longo dos tempos, e compreender que as futuras opções museológicas resultarão de um compromisso entre as diversas épocas de vivências do Palácio.

A recente recuperação da Abegoaria da Quinta da Pena vai também ser palco de uma visita guiada (15h, 20 setembro) na qual os intervenientes poderão observar como foi levado a cabo o processo de restauro daquele edifício do séc. XIX, visitar as cavalariças onde se alojam os cavalos de tiro (Ardennais) e os cavalos protagonistas dos passeios equestres no Parque da Pena. Ainda no Parque da Pena, (16h30, 20 setembro) outra das propostas para estas Jornadas Europeias do Património é a descoberta do restauro efetuado na Feteira da Rainha e no Jardim das Camélias, onde os visitantes serão guiados por uma das áreas mais emblemáticas do Parque da Pena. O projeto incluiu um conjunto alargado de intervenções que visaram a recuperação de estruturas construídas e vegetação em avançado estado de degradação. Com esta visita, será ainda possível conhecer algumas das mais importantes coleções botânicas do Parque da Pena, nomeadamente de camélias e fetos arbóreos.

No domingo, dia 22 de setembro, às 11h, o convite é para participar numa visita técnica guiada ao restauro integral do Salão Nobre do Palácio da Pena bem como das suas salas adjacentes, sob a orientação do Diretor do Palácio. Esta visita foca, sobretudo, as questões de significado patrimonial do Salão Nobre enquanto testemunho de uma residência romântica, a relação da arquitetura com o acervo e o seu significado histórico. Será ainda destacada a importância do restauro tanto das artes decorativas como do acervo do Palácio. A visita passará ainda pelo interior da Escada das Cabaças.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que têm como objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da proteção do Património. Em Portugal, a Direção-Geral do Património Cultural escolheu este ano o tema ‘Lugares’, por forma a suscitar a aproximação física e emocional dos participantes aos polos patrimoniais, de modo a sensibilizar os cidadãos para a sua proteção.

PROGRAMA

Todas as visitas guiadas são gratuitas, têm um limite máximo de participantes e carecem de reserva prévia.

Castelo dos Mouros – Projeto ‘À Conquista do Castelo’

Data: 20 setembro (sexta-feira)

Horário: 10h - 13h

N.º máximo de participantes: 25

Ponto de Encontro: Bilheteira do Castelo (Calçada da Pena)

Descrição: Exploração de todo o processo levado a cabo durante o projeto ‘À Conquista do Castelo’ que, recentemente, permitiu a requalificação do monumento, com a construção de novas áreas de acolhimento, recuperação da envolvente paisagística, bem como dos caminhos de acesso e de ronda (totalmente requalificados e iluminados). Vai ainda ser possível visitar o local onde foram realizadas escavações arqueológicas que apoiaram as intervenções de recuperação e aprofundaram a informação histórica sobre o local.

Visita guiada por: Maria João de Sousa (Arqueóloga) e Vanessa Ferreira (Engenheira Civil)

Palcio da Pena – Restauro integral do Salão Nobre e reabilitação do Palácio Novo

Dia: 20 de Setembro (sexta-feira)

Horário: 10h - 11h30

N.º máximo de participantes: 20

Ponto de Encontro: Porta das Cabaças (Túnel do Tritão)

Descrição: Oportunidade rara de entrar no Palácio da Pena pelo antigo acesso principal de convidados da Família Real e testemunhar o restauro da pintura mural das Escadas das Cabaças. Segue-se depois para a Sala de Entrada e Salão Nobre, onde se toma conhecimento da complexidade do restauro integral que ali decorre, desde a arquitetura e artes decorativas às peças do acervo, passando pela complexa instalação de infraestruturas de energia elétrica, telecomunicações, iluminação de emergência e ventilação.

Visita guiada por: João Pimentel (Engenheiro Civil), Carlos Marques (Conservador-Restaurador)

Palácio da Pena – Restauro integral do Gabinete da Rainha

Dia: 20 de Setembro (sexta-feira)

Horário: 12h – 13h30

N.º máximo de participantes: 20

Ponto de Encontro: Porta principal do Palácio da Pena

Descrição: Explicação das transformações do Gabinete da Rainha ao longo dos tempos e das futuras opções museológicas que resultarão de um compromisso entre as diversas épocas de vivências do Palácio. O restauro da pintura mural desta dependência é a tarefa mais complexa, devido à sua degradação e aos diversos repintes anteriores. Se o estado do tempo o permitir, poder-se-á subir à cobertura do claustro e observar o telhado do Gabinete da Rainha, também incluído nesta intervenção.

Visita guiada por: Ana Bravo (Conservadora-Restauradora) e Carlos Marques (Conservador-Restaurador)

Quinta da Pena – Recuperação da Abegoaria da Quinta da Pena

Dia: 20 de Setembro (sexta-feira)

Horário: 15h – 17h

N.º máximo de participantes: 25

Ponto de Encontro: Bilheteira da Quinta da Pena (Calçada da Pena)

Descrição: Observação de como foi levado a cabo o processo de restauro da Abegoaria da Quinta da Pena, edifício do séc. XIX, incendiado em 1999 (pouco depois do incêndio do Chalet da Condessa). Atualmente, o edifício inclui sala de exposições e conferências e alberga não só os serviços de gestão da zona, turismo equestre, e projetos aí desenvolvidos, como um espaço para as charretes que realizam passeios no Parque da Pena.

Visita guiada por: Gonçalo Simões (Engenheiro Civil)

Parque da Pena – Restauro Feteira da Rainha e Jardim das Camélias

Dia: 20 de Setembro (sexta-feira)

Horário: 16h30 – 18h

N.º máximo de participantes: 25

Ponto de Encontro: Fonte dos Passarinhos (Parque da Pena)

Descrição: Visita a uma das áreas mais emblemáticas do Parque da Pena, recentemente alvo de restauro. O projeto incluiu um conjunto alargado de intervenções que visavam a recuperação de estruturas construídas e vegetação em avançado estado de degradação. A execução do projeto incluiu trabalhos de recuperação da rede de caminhos, com execução e reparação de pavimentos e recuperação do sistema de drenagem superficial. Foi também recuperada a rede de infraestruturas, nomeadamente da rede de condução de águas do sistema tradicional de águas do parque, para abastecimento e animação dos vários elementos de água decorativos existentes na área. Com esta visita, será ainda possível conhecer algumas das mais importantes coleções botânicas do Parque da Pena, nomeadamente de camélias e fetos arbóreos.

Visita guiada por: Nuno Oliveira (Engenheiro Florestal) e Elsa Isidro (Arquiteta Paisagista).

Palácio da Pena – Restauro integral do Salão Nobre e salas adjacentes

Dia: 22 de Setembro (domingo)

Horário: 11h – 12h30

N.º máximo de participantes: 20

Ponto de Encontro: Porta das Cabaças no Túnel do Tritão

Descrição da Vista: Esta visita tem como foco, sobretudo, as questões de significado patrimonial do Salão Nobre enquanto testemunho de uma residência romântica, a relação da arquitetura com o acervo e o seu significado histórico. A par das infraestruturas, serão apresentados os trabalhos de restauro tanto das artes decorativas como do acervo e o esforço de reconstituição de estado muito semelhante ao original do Salão Nobre do Palácio da Pena. A visita passará também pelo interior da Escada das Cabaças.

Visita guiada por: António Nunes Pereira (Arquiteto e Diretor do Palácio da Pena) e Carlos Marques (Conservador-Restaurador)
http://62.28.132.233/1377512929.zip

 

Sem comentários: