[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 26 de setembro de 2013



Abstenção


[facebook, 25.09.2013]



Perante a previsível grande abstenção ao acto eleitoral do próximo domingo, talvez seja interessante lembrar que José Saramago propunha uma outra atitude a todos os cidadãos desmotivados com o quadro resultante da deficiente vivência democrática.

Embora não esteja animado de qualquer proselitismo militante afim da opinião de Saramago, gostaria de recordar algumas das palavras do escri
tor, durante a apresentação do livro Ensaio sobre a Lucidez, em Março de 2004, no Centro de Congressos de Lisboa, perante milhares de pessoas, no contexto de um debate moderado por José Manuel Mendes, e que contou com a presença de José Barata Moura, Mário Soares e Marcelo Rebelo de Sousa.

Apenas linhas muito sumárias:

Estou contra o sistema que nos governa e consegui encontrar o instrumento por excelência de contestação: o voto em branco. (…) O voto em branco é uma arma democrática que possuímos para impedir os políticos de continuarem a brincar connosco. (…) O “Ensaio sobre a Lucidez“ toca um assunto que não é tabu, mas tem que ver com o exercício cívico de voto e suas consequências. Como acontece com tudo o que está à vista, acabamos por não ver essas consequências.”

Sem comentários: