[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 25 de outubro de 2013



Pablo Picasso,
25 de Outubro de 1881


Comemorando o seu aniversário, recordemos uma das várias ocasiões em que se envolveu em projectos através dos quais a sua arte se articulava com a música e o bailado. Para o efeito, aí está Parade, ba
ilado com música de Erik Satie e encenação de Jean Cocteau.

Trata-se de obra composta entre 1916 e 1917, para os Ballets Russes de Sergei Diaghilev, que subiu à cena em Paris, a 18 de Maio de 1917 no Théâtre du Chatelet. Pois bem, os figurinos e cenário eram de Pablo Picasso.

No pano de fundo, pintura de grandes dimensões, com cerca de cento e setenta metros, o pintor dispõe um grupo de saltimbancos em desfile, ambiente de festa, com o destaque, à esquerda, de um cavalo alado montado por uma rapariga também alada. Em plano mais distante, uma ruína no meio de um bosque.

Em plena Primeira Guerra mundial, era um universo poético de enorme coragem e subtileza. E ainda vem a propósito registar a curiosidade de o projecto inicial do pintor prever que seria ele próprio a figura representada montando o cavalo…

Proponho que não só acedam à versão da BBC National Orchestra of Wales bem como a um histórico e bem humorado e muito pertinente testemunho do grande Jean Cocteau. É só accionarem, respectivamente, os comandos [I] e [II].

PS:

Permitam uma referência familiar. Também hoje é o aniversário do meu neto Pedro Maria. Nos seus nove anos, já é grande admirador de Picasso e apreciador de boa música. Para ele, muito especial e carinhosamente, este apontamento em que lhe trago mais uma achega para a sua reverência ao génio com o qual está cronológica, artística e emocionalmente relacionado.



http://youtu.be/8wHeR2VFFFs    [I] BBC National Orchestra of Wales
http://youtu.be/WATQDqjAOUc [II] Testemunho de Jean Cocteau
 
 

Sem comentários: