[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 18 de março de 2014



18 de Março [I]

Malipiero?


Sim, meus amigos, Gian Francesco Malipiero (Veneza, 18 de março de 1882- Treviso, 1 de agosto de 1973), um dos mais importantes compositores italianos do século vinte, prática e injustamente desconhecido entre nós, é merecedor da maior atenção da vossa parte. Já que os grandes auditórios o mantêm num afastado do público - haverá razões de carácter ideologico-político -
eis que me proponho «programá-lo»neste mural através do qual, como sabem, também pretendo dar a conhecer obras menos divulgadas, esquecidas ou que não 'acontecem' por mera ignorância.

O que vos proponho é um conjunto de cinco documentos audiovisuais cuja partilha vos permitirá adquirir uma relativamente segura noção de que se trata de obras maiores da música do século passado. Nelas descobrirão, estou certo, afinidades declaradas com a maioria dos compositores seus contemporâneos e uma evidente originalidade em que julgo não ser necessário insistir. «Isto» é tudo menos fancaria superficial. As gravações abaixo indicadas dispõem de detalhes mínimos de descrição.

Deliciem-se com momentos de excelente recorte musical que, sendo contemporâneos, são de todos os tempos. Este é um compositor cuja oficina muito deve a seus «colegas» do barroco e do classicismo, percebe-se perfeitamente que os «frequentou» sendo exímio em verter, na sua, o filtro da obra de ilustres antepassados, assim contribuindo para que o fluxo cultural de épocas anteriores, continue plasmado nos compassos da nossa vida.

Lembro-me muito bem, há precisamente quarenta e cinco anos, tinha eu uma conversa com meu pai, em Veneza – «lugar geométrico» de Malipiero – em que tecia as maiores loas a este compositor. Fiquei muito impressionado como, na sua opinião, ele era «a» charneira, elo indispensável à compreensão do processo musical em permanente evolução, não só na Itália, mas em todo o mundo que se reclama desta espantosa herança cultural. Cada vez mais, confirmo como tinha toda a razão.

Boa audição!

1.Ricercari per 11 strumenti (1925)

http://youtu.be/ml6iulYMgpo
2.Concerto per violino e orchestra (1932)
http://youtu.be/6zIZL1rwrCM
3.Concerto per violoncello e orchestra (1937)http://youtu.be/SOHbExit0tc
4.Sinfonia n.1 (1933)http://youtu.be/uNsL-o5aXog
5.Sinfonia No.7 "delle canzoni" (1948)http://youtu.be/9tR2bZDSYYM

18 de Março [II]

Em dia de «aniversários vários» – hão-de compreender que, também no meu, a memória de meu pai esteja tão presente e, por isso, a presença de compositores que ele muito considerava. Ora, naturalmente, neste contexto de efemérides musicais, não poderia deixar de mencionar Nikolai Rimsky-Korsakov [Tikhvin, 18 de Março de 1844-Lyubensk, 21 de Junho de 1908].

Dele vos proporei uma peça tão russa como esta “Abertura Páscoa Russa”. Ortodoxa? Católica? A «passagem» que a Páscoa é, aponta-nos o caminho único, o ecuménico, no termo do qual, mais dia menos dia, nós cristãos, todos nos encontraremos. Acreditava nisto o meu pai. Eu também. Para o efeito, a Música que hoje e sempre celebro, é ingrediente essencial.
Pois bem, aí está, interpretada pela Orquestra do Mariinsky, dirigida por Gergiev, uma obra menos ouvida do aniversariante.

Boa audição!

Abertura Páscoa Russa

http://youtu.be/avonNJuWzRM
Ver mais
 
 

Sem comentários: