[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 31 de julho de 2014



A mídia?

Infelizmente, não é a primeira nem a segunda vez em que, durante debates televisivos com a participação de Maria João Avilez, referindo-se aos meios de comunicação social em geral, a jornalista utiliza o termo 'mídia', acentuado na antepenúltima sílaba. Assim fazendo, o que já é incorrecto, ainda o precede do artigo definido feminino singular ‘a’, emparceirando ela com os falantes da var
iante brasileira que, em duas palavras, conseguem fazer uma catadupa de asneiras.

De facto, a palavra ‘media’ entra no Português em resultado da importação da expressão inglesa ‘mass media’ mas, na verdade, trata-se de um latinismo. Originalmente, palavra do género neutro, declina-se como 'medium, media', respectivamente, singular e plural. Correctamente, deve dizer-se ‘os media’, abrindo a primeira vogal, em pronúncia perfeitamente coincidente com a da homófona ‘média’.

Péssimo é dizer «a mídia», à brasileira, em vez de ‘os media’. A propósito, não posso deixar de lembrar um episódio que remonta ao ano de 1979, tendo sido protagonistas um colega que, ao tempo, tal como eu, era adjunto do Gabinete da Dra. Maria Alice Gouveia, falecida e saudosa Secretária de Estado dos Ensinos Básico e Secundário. Então não teve ele o desplante, ao pretender empregar o plural de 'item', de dizer «aitems»?…

Acontece que a Dra Maria Alice, ainda por cima, licenciada em Clássicas, ia tendo uma coisinha má. Além de esquecer que, tendo entrado no vocabulário da língua portuguesa, forma o plural de acordo com a regra, passando de ´em’ a ‘ens’, portanto, 'item, itens', o colega ousara americanizar a já incorrecta forma… Um pavor!

Pelos vistos e ouvidos, passados quase quarenta anos, nada se alterou para melhor já que o ‘pontapé’ continua. O mínimo que há a fazer é tentar corrigir quem faz o erro, sempre «com o credo na boca» não vá ouvir-se réplica indesejável…

Sem comentários: