[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 24 de julho de 2014




Falecimento de Giuseppe Tomasi di Lampedusa (n. 1896).
23 de Julho de 1957


Entre outras obras, foi autor do romance "Il gattopardo" [O Leopardo] em que, grosso modo, trabalha a questão da decadência da aristocracia s
iciliana durante o Risorgimento. Celebérrima e constantemente citada é a opinião do príncipe de Falconeri segundo a qual tudo deve mudar para que tudo fique como está.

Este grosso romance, que nunca li, embora não me esqueça da sua destacada presença na biblioteca dos meus pais, deu origem ao filme homónimo, realizado por Luchino Visconti, que vi no Tivoli, logo após a estreia em Lisboa, em 1963. A propósito, ocorre-me hoje destacar a banda sonora de Nino Rota, e a faixa mais conhecida.

Nos meus quinze anos, esta valsa embalou aquela tarde de cinema em que acompanhei uma afastada prima, muito mais velha do que eu e que, de algum modo, a minha adolescência fantasiava em ritmos mais ou menos dengosos, exaltados por hormonas a galope… Claro está que, nestes cinquenta subsequentes anos, tenho visto "Il Gattopardo" «como deve ser». Muitas vezes, e sempre como um dos filmes da minha vida.

Enfim, eis o convite para comigo partilharem alguns momentos da belíssima música do compositor italiano cuja obra também tanto temos em memórias de películas de Federico Fellini.

Boa audição!



http://youtu.be/iuW8hqj8W-w
 
 

Sem comentários: