[sempre de acordo com a antiga ortografia]

domingo, 27 de julho de 2014



Os melhores do mundo
 
[facebook, 26 de Julho de 2014]

 Através da RDP2, acabo de ouvir a gravação histórica de um concerto que Emil Gilels (!916-1985) veio fazer ao Tivoli numa iniciativa da Sociedade de Concertos de Lisboa, em 1961. Dirigindo a Orquestra da Emissora Nacional, Pedro de Freitas Branco. Como tenho uma gravação [Strauss PortugalSom] desse Concerto para Piano e Orquestra No. 1 de Tchaikovsky, fui verificar a data: 27 de Abril de 1961. Com 13 anos, eu estava lá.

Assim como, uns meses antes, no
Coliseu de Lisboa, tendo como solista David Oistrakh (1908-1974), do mesmo compositor, o Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior, com o mesmo maestro dirigindo a mesma orquestra. Eu estava lá. Sempre por iniciativa do meu pai, em momentos inesquecíveis. Era a fasquia dos melhores do mundo que, aliás, já se me tinha imposto desde criança.

Partilho convosco a primeira memória referida. Por aqui, como sabem, também anda a memória da Senhora Marquesa de Cadaval que presidiu à Sociedade de Concertos de Lisboa. Só boas recordações de um enriquecimento sem palavras.

Eis uma gravação ao vivo datada de 17 de Março de 1949, com Emil Gilels e a Orquestra Sinfónica da URSS, sob a direcção de Kirill Kondrashin.

Boa audição!

http://youtu.be/dCwJOpi8lwo
 
 

Sem comentários: