[sempre de acordo com a antiga ortografia]

domingo, 16 de novembro de 2014



Efeméride mozartiana

14 de Novembro de 1719

Nascimento de Johann Georg Leopold Mozart (m.1787)

[facebook, 14.11.2014]

[PARTE I]


Pai de Wolfgang e de Nannerl, foi compositor, maestro, professor de música e violinista. autor de um método de ensino/aprendizagem de violino que conheceu enorme sucesso.
Inicio já, de véspera, as comemorações do seu aniversário, propondo a partilha da Serenata em Ré Maior para trompete, trombone e orquestra de cordas. A peça tem os seguintes andamentos:

    I. Intrada Molto Allegro 00:00
   II. Andante 05:15
  III. Menuetto 10:06
  IV. Andante 13:23
   V. Allegro moderato 19:05
  VI. Adagio 24:10
 VII. Menuetto 28:13
VIII. Allegro 31:29
  IX. Presto 35:23


A interpretação confiada a Thierry Caens, trompete e Michel Becquet, trombone.Agrupamento orquestral: Les Cuivres de France. Trata-se de uma gravação ao vivo datada de Setembro de 1995 no "Forum des Cordeliers", em Toulouse, França.
Permitam que vos chame a atenção para o Andante com um precioso solo de trompete extremamente bem tocado. É um momento excepcional numa obra de grande nível.

Boa audição!

http://youtu.be/907412YF6pY



[PARTE II]


Continuo as comemorações do aniversário de Leopold Mozart. Agora, com a "Sinfonia da Caça", em Sol Maior, uma peça para nos deliciarmos com estupendos solos de trompa, que compreende os seguintes andamentos:

 .I: Vivace 00:00
 II: Andante, più tosto un poco allegretto 05:35
III: Menuetto 08:15
IV: Vivace 13:07


Interpretação a cargo da Orquestra Capella Istropolitana, com os seguintes solistas
Trompa I: Bedřich Tylšar, Trompa II: Zdeněk Tylšar, Trompa III: Zdeněk Divoký e
Trompa IV: Jindrich Petras. O Maestro é  Frantisek Vajnar.

Atenção à pintura reproduzida, o famoso quadro de Pauwel de Vos.

Boa audição!

http://youtu.be/rRq9abSpjaA


 
[PARTE III]


Continuo as comemorações do aniversário de Leopold Mozart. Aqui chegado, já à terceira parte, pergunto-me se estarão surpreendidos com estas comemorações. Julgo que apenas lhe faço a devida justiça. O filho, com o seu inegável e universalmente reconhecido génio, «secou» tudo à sua volta, variadíssimos e bons compositores, que ficaram na sombra, incluindo o próprio Leopold.

Se, uma vez por ano, fizer esta chamada de atenção para algumas das suas obras, nada mais faço do que o meu dever de divulgador, com especiais responsabilidades, no contexto da minha qualidade de membro da Fundação Internacional do Mozarteum de Salzburg, tacitamente obrigado a partilhar o património composicional dos Mozart.

Pois bem, agora, DIE MUSIKALISCHE SCHLITTENFAHRT [o Passeio Musical de Trenó], um
Divertmento para 2 oboes, 2 fagotes, 2 trompas naturais, 2 clarins, 2  trompetes naturais, timpani, 5 guizos de trenó (chicote), cordas & continuo em Fá Maior. Está datada de Dezembro de 1755, portanto, cerca de um mês antes do nascimento do nosso Wolfgang. Eis a estrutura da peça:

I. Intrada - 0:00
II. Andante - 0:20
III. Presto - 1:24
IV. Intrada - 3:28
V. Schlittenfahrt - 3:57
VI. Andante, sempre piano (Das schuttelnde Pferd) - 6:00
VII. Aufzug - 7:25
VIII. Allegro - 8:31
IX. Intrada - 10:04
X. Schlittenfahrt - 10:23
XI. Adagio (Das vor Kalte zitternde und schnatternde Frauenzimmer) - 11:53
XII. Menuett/Trio (Des balles Anfang) - 14:33
XIII. Deutscher Tanz I. Presto - 17:36
XIV. Allegro (Kehraus) - 18:20
XV. Pianissimo - 19:33
XVI. Deutscher Tanz II - 20:10
XVII. Allegro (Kehraus) - 20:41
XVIII. Intrada - 21:10
XIX. Schlittenfahrt - 21:30


Interpretação do Ensemble Eduard Melkus.
A pintura de ilustração é "Inverno, ou o passeio de trenó" de François Boucher (1703-70).

Boa audição!

http://youtu.be/S4gWDMMWUYE



[PARTE IV]


Continuo as comemorações do aniversário de Leopold Mozart. Aqui chegado, já à quarta parte, não me pergunto se estarão surpreendidos com a inusitada escala  desta festa no meu mural porque, através das peças anteriores, sei que confirmaram a qualidade da sua «oficina» e, por isso, entendem perfeitamente a minha opção expressa no texto introdutório à audição da peça objecto da Parte III.

Passo a propor-vos a sua  Missa Solemnis em Dó Maior. Como verificarão, trata--se de uma belíssima peça de música sacra, da qual não sou capaz de destacar um momento melhor ou menos bem conseguido, cuja evidente e superior qualidade nos leva a questionar porque razão, mesmo no mundo germânico, não acedemos mais frequentemente a obra tão impressiva. Na realidade, é mesmo caso para apresentação dos mais expressivos parabéns a Leopold Mozart.

São vozes solistas Arleen Augér, soprano, Gabriele Schrecknbach, contralto, Horst Laubenthal, tenor e Barry McDaniel, barítono. Roland Bader, dirige a Domkapelle e o Coro da St.Hedwigs - Kathedrale (Berlin).

Boa audição!

http://youtu.be/PtvIunhayjM


 
[PARTE V]


Cassação em Sol Maior para brinquedos, 2 oboés, 2 trompas, cordas e contínuo.

Durante muito tempo, a autoria desta peça foi inequivocamente atribuída a Joseph Haydn. E, embora mais recentemente, alguns indícios apontem no sentido de que tivesse sido o monge beneditino austríaco Edmund Angerer (1740–1794) a compo-la, ainda continua a considerar-se Leopold Mozart como o seu muito provável autor.
 
Não será propriamente uma sinfonia, de acordo com os habituais cânones, mas tudo leva a crer que os seus três breves andamentos resultarão de um aproveitamento de uma ou mesmo várias 'cassações', quais 'divertimentos' compostos nos arredores de Berchtesgaden, cidade conhecida pela fabricação de brinquedos musicais. Aliás, o título completo da obra, descrevendo a distribuição orquestral, é "Cassação em Sol Maior para brinquedos, 2 oboés, 2 trompas, cordas e contínuo".

De qualquer modo, ao partilhar a peça, faço-o com as reservas que se impõem na medida em que, apesar de muito admirar as capacidades de LM, nestas matérias de propriedade autoral, não se pode ser minimamente voluntarioso. Então, aqui têm. Como verificarão, até na excelente gravação que seleccionei, tive o cuidado de manter a autoria sob reserva.

EDMUND ANGERER (1740-1794) atribuída a LEOPOLD MOZART]
BERCHTESGADENER MUSIK, KINDERSINFONIE (A designada Sinfonia do Brinquedo), com os seguintes andamentos:

I. Marche - 0:05; II. Menuetto, trio, menuetto - 2:03; III. Allegro - 3:51; VI. Menuetto, trio, menuetto - 8:09; V. Allegretto - 11:46

É uma estupenda interpretação, da Amsterdam Baroque Orchestra, em instrumentos antigos, sob a direcção de Ton Koopman.

Boa audição!

http://youtu.be/__VKW7KLhp8


Sem comentários: