[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015



2015, Salzburg XX

[facebook, 30.01.2015]

Tenho estado à espera de que o Mozarteum publicasse fotos sobre todos os eventos no sentido de que, a propósito, pudesse apresentar comentários alusivos. Tal não tem acontecido e, por isso, continuarei a propor da minha lavra e sem ilustração. No entanto, ainda tenho um caso para partilhar com várias fotos.

Trata-se de uma festa que se realizou na noite de terça-feira, dia 27, aquando do aniversário de Mozart. Teve lugar na Wiener Saal do Mozarteum, tendo constituído o encerramento da apreentação em Salzburg do Lyceum Mozartiano de La Habana. A primeira parte, na Grosse Universitätsaula, foi absolutamente sensacional.

Entre outras peças, também de música cubana composta por contemporâneos, tocaram a “Sinfonia em Lá Maior” KV 134, o “Andante em Dó Maior para Flauta e Orquestra” KV. 315 e a “Sinfonia em Si Maior” KV 319 de Mozart, em interpretações muitíssimo esmeradas, revelando, a montante, uma capacidade de preparação, de organização e de logística verdadeiramente notáveis.

O Maestro José Antonio Méndez Padrón é um indefectível mozartiano, extremamente cuidadoso, discreto, a saber transmitir aos jovens as particularidades da «dualidade» de Mozart que, por vezes, à distância de poucos compassos, salta da exuberância jubilar para uma nostalgia quase patológica. Este projecto, com o selo de garantia do Mozarteum de Salzburg, está condenado ao sucesso e, para Cuba, é uma mais-valia extraordinária já que se vai transformar numa impressiva e ímpar missão cultural, com os efeitos diplomáticos que se depreendem.

Estava tão entusiasmado que, naturalmente, fui dar os parabéns a Mathias Schulz, o Director Artístico da Fundação Internacional do Mozarteum, grande entusiasta do programa de intercâmbio que enquadrou esta residência em Salzburg. Às tantas, também o Presidente Johannes Honsig-Erlenburg, com toda a informalidade, se meteu na nossa conversa, muito satisfeito com o meu entusiasmo e apoio.

Então, à noite, houve mais um concerto na Grosse Saal do Mozarteum à qual se seguiu a festa, no ambiente escaldante de um lounge cubano, de que dou conta através das fotos. Como poderão verificar, animação não faltou.
 
Ver mais

Sem comentários: