[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015



2015, Salzburg, XXIII
Giovanni Antonini
Il Giardino Armonico
 
 
[facebook, 30.01.2015]
 
Tal como anunciei em ‘Salzburg XIX’, o evento preenchido por Il Giardino Armonico, sob a direcção de Giovanni Antonini, acompanhando a violinista Isabel Faust na interpretação de todos os 5 Concertos para Violino de Mozart, saldou-se num enorme êxito. E, tal como seria suposto pensar em análogas circunstâncias, não se tratou de ‘maratona’ alguma.

Isabel Faust apresentou-se em excelente forma. É um verdadeiro prodígio e o violino que tem a seu cargo, o Stradivari ‘Bela adormecida’ de 1704, empréstimo do L-Bank Baden Wurtemberg, tem características espantosas que as suas mãos potenciam numa dimensão que, naturalmente, só se pode comparar com artefactos idênticos, tocados por artistas da mesma estirpe.

A poucos lugares do meu estavam sentados dois violinistas da Orquestra Filarmónica de Viena. Em determinada altura, apareceu Marc Minkowski, num dos lugares reservados da Fundação do Mozarteum, para apenas assistir à interpretação de Il Giardino Armónico do 'Larghetto e Dança das Fúrias' e 'Sinfonia e Fandango', ambas da Ballettmusik "Don Juan ou Le Festin de Pierre" de Christoph Willibald Gluck.

Críticos, musicólogos, professores de Música, são às dezenas, uma plateia de respeito. Mas os grandes intérpretes adoram e, naturalmente, em vez de intimidados, sentem-se desafiados num auditório com a fama e o proveito deste.

Com muita sorte, consegui encontrar uma gravação, ao vivo, em que Isabelle Faust interpreta o terceiro andamento, ‘Rondó.Allegro’ do Concerto No.2 em Ré Maior, KV. 211, com a Orquestra Filarmónica de Belgrado, sob a direcção de Gintaras Rinkevičijus, através da qual, apesar da problemática captação do som, poderão aquilatar do gabarito desta artista.

Mas, no primeiro vídeo, para que a possam conhecer melhor, uma entrevista em que também emparceira com Kristian Bezouidenhout, outra presença na Mozartwoche de 2015 e que, há cerca de um ano, esteve em Queluz no contexto do Ciclo "Tempestade e Galanterie" promovido pela Parques de Sintra, sob Direcção artística de Massimo Mazzeo.


Boa audição!

http://youtu.be/Lzlqtpa2wSQ - entrevista
http://youtu.be/1JcaJJgy4aA
 
 
 

Sem comentários: