[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 15 de junho de 2015






Rota da Água
- o desconforto de cenas lamentáveis


[facebook, 09.04.2015]

Estamos na Várzea, na Azinhaga do Cancelinho. Este espaço que, em qualquer parte da Europa civilizada, estaria tão cuidado como merece a beleza natural do enquadramento e os arranjos de que beneficiou em 2009 - tal como reza a placa que descerrada, pelo então Vice-Presidente da Câmara Marco Almeida e Adriano Filipe Presidente da Junta de São Martinho, meus bons amigos - neste momento, é o paradigma da proverbial cultura do des...leixo a que, tantas vezes, infelizmente, me refiro.

Ainda «em tosco», as fotos do Sergio Gonçalves falam por si. Contactámos com quem nos aturou, confirmando como o cenário podia não ser como se evidencia. A água, em vez de fluir solta por aquelas lajes, atravessa prados de desvairada e descontrolada vegetação, que matam o efeito idealizado por quem pensou aquele lugar de lazer, propício ao encanto, ao encontro das gentes. Sintomaticamente, sabem o que disfrutava o terreiro? Pois, uma meia dúzia de ovelhas, deliciadas com tanta erva...

Não há direito, meus amigos! Estamos todos em causa. Como deixamos nós que, não só ali mas também por tantos dos locais em que temos registado as impressões convosco partilhadas, como deixamos nós, escrevia eu, que as coisas evoluam deste modo tão negativo? De que raça somos nós feitos que não nos indignamos com estes manifestos de porcaria por todo o lado, deixando de actuar em conformidade?
 
Então, sendo capazes de construir e beneficiar um lugar tão propício como este, depois não somos capazes de o manter? Imaginam como está aquele lavadouro? Tudo partido, grafitado, abusado, vandalizado!! Debaixo do alpendre de madeira que aí está numa das fotos, houve mesa e bancos, mobiliário urbano roubado. Então as coisas foram carinhosa e cordialmente concebidas e concretizadas para que fossem brutalizadas e, finalmente, comidas pelo gado?

Desculpem, mas tal é a minha indignação que não vi modo de deixar de a partilhar convosco. Este também é um prenúncio do que o 'Rota da Água' vai ser, ou seja, labéu acusatório de uma incapacidade que é de todos nós. Não há como negá-la. Perante o que temos visto, eu não consigo isentar-me de responsabilidade.

Foto de Sergio Gonçalves.
Foto de Sergio Gonçalves.

Foto de Sergio Gonçalves.
 
Foto de Sergio Gonçalves.
 
Foto de Sergio Gonçalves.+7
 
 
 

Sem comentários: