[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 28 de agosto de 2015




28 de Agosto de 1791
Efeméride mozartiana




Tal como há três dias assinalei, a 28 de Agosto daquele seu último ano de vida, Mozart chegaria a Praga, vindo de Viena, na companhia de Constanze, sua mulher, e de Franz Xaver Süßmayr, discípulo e amigo.
 
No seu caso, estava particularmente preocupado com "La Clemenza di Tito", que, começada logo depois de "Die Zauberflöte", terminaria em apenas 18 dias, para estrear no dia 6 de Setembro durante as festas da coroação do Imperador Leopoldo II como Rei da Boémia.

Já tendo partilhado convosco a Aria de Vitelia "Non più di fiori", em que a Sutherland nos arrasa com aquele famoso e baixíssimo Sol, a nota de registo mais baixo de toda a sua carreira, hoje venho propor a ópera completa.

A gravação seleccionada, que foi colhida durante o Festival de Salzburg de 2003, conta com a Orquestra Filarmónica de Viena, o Coro da Konzertvereinigung Wiener Staatsoper sob direcção de Nikolaus Harnoncourt.

O estupendo elenco integra Vesselina Kasarova - Sesto, Dorothea Röschmann - Vitellia, Elina Garanča - Annio, Barbara Bonney - Servilia, e um fabuloso Michael Schade, como Tito, ele que, na minha opinião, continua sendo o mais mozartiano de todos os tenores em actividade.

Boa Audição!
 
Ver mais
 
 
 
 
Wolfgang Amadeus Mozart La Clemenza di Tito, K 621 Michael Schade - Tito Vesselina Kasarova - Sesto Dorothea Röschmann - Vitellia Elina Garanča - Annio...
youtube.com
 

Sem comentários: