[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quarta-feira, 30 de setembro de 2015


29 de Setembro de 1789
Grande efeméride mozartiana
 
 
 
Em Viena, Mozart dá por concluída a composição do Quinteto para Clarinete, em Lá Maior, KV 581. Sendo uma das suas obras-primas, também é considerada uma das mais importantes peças para clarinete da literatura musical de todos os tempos.
 
Tenho ouvido este Quinteto por todo o lado e, por Sabine Meyer, várias vezes, em grandes auditórios que esgotam meses e meses antes dos recitais e concertos. Prezo-me de ser como «piolho por costura» quando se trata de saber onde, por cá e lá por fora, acontecem os programas importantes.
 
Por isso, novamente, como não lembrar hoje que assisti a um dos mais interessantes eventos musicais da minha vida, num pequeno auditório, de uma modesta associação cultural do Oeste, a Sociedade de Recreio ‘Os Pimpões’ das Caldas da Rainha, numa ocasião em que a clarinetista Sabine Meyer, a diva ou 'die Göttin', [a deusa], o seu mais famoso epíteto, ali tocou o Quinteto KV 581 com o estupendo Quarteto Tokyo?

Aquele 'concerto das Caldas' não me escapou. Sei que, na altura, a direcção do conservatório local soube aproveitar uma digressão dos músicos por Espanha, solicitando à discográfica a sua deslocação. Mas, garanto-vos, lá não esteve presente nenhum daqueles que costumo considerar «melómanos da treta». Passava-lhes lá pela cabeça que a maior clarinetista do mundo e um dos mais prestigiados quartetos de cordas iam tocar aos "Pimpões"!...

Volto à efeméride. Comemorando a data, proponho que assistam à estupenda interpretação da obra pelo Quarteto Hagen e, precisamente, Sabine Meyer, através da gravação de um concerto na Grosse Saal do Mozarteum de Salzburg a que tive o privilégio de presenciar. Aliás, só nestes últimos quinze anos, exactamente por estes cinco intérpretes, na mesma sala, já devo ter assistido a umas quatro interpretações do KV 581. E, sempre, sempre, o maior assombro!


Boa audição!
 
 
 
 
 
I. Allegro II. Larghetto III. Menuetto - Trio I - Trio II IV. Allegro con Variazioni
youtube.com
 

Sem comentários: