[sempre de acordo com a antiga ortografia]

domingo, 27 de setembro de 2015



Que gozo, meus amigos!


Por óbvios motivos de congénita incompetência, como me dou muito mal com as manobras mais sofisticadas do facebook inerentes ao registo e publicação de fotos próprias, prefiro partilhar as alheias. Não só é muito mais cómodo mas também mais seguro...

Assim sendo, em primeiro lugar, o agradecimento ao Paulo Parracho, querido amigo, presença sempre atentíssima em tudo quanto diz respeito à defesa, preservação e usufruto dos bens patrimoniais de Sintra. N...este caso, foi um dos meus bons companheiros de caminhada tão sugestiva e «fotógrafo de serviço» cujo pequeno conjunto de imagens me permite referir o memorável fim de tarde de anteontem.

Seguidamente, gostaria de lembrar que, em momento de inauguração, não me poderia ter sido mais grato acompanhar amigos da Câmara Municipal de Sintra e da Parques de Sintra cuja presença, em tão grande número, não deixa de constituir prova acabada do imenso interesse de mais outra iniciativa «condenada» ao habitual sucesso.

Desde o Presidente Basílio Horta, Vice Rui Pereira, Vereador Pedro Ventura, os administradores Manuel Baptista, Sofia Cruz e Lino Ramos, Nuno Oliveira, Ana Margarida Oliveira Martins, Ana Pais, Vanessa Rodrigues, Maria João Raposo, Carlos Marques, Elsa Isidro e tantos mais que me perdoarão a omissão, todos aproveitámos um daqueles indizíveis fins de tarde de Sintra outonal, em que a luz coada pelo arvoredo nos remete para uma dimensão outra, para que, passados uns minutos, se comece a insinuar, a instalar o manto de um crepúsculo fresco, pelo qual só nos damos conta quando começamos a apertar um botão, a descer a manga da camisa, a procurar o pullover...

Para os menos atentos, cumpre lembrar que a abertura do circuito em apreço, desde o Castelo dos Mouros / Parque da Pena (Portão dos Lagos) até ao centro histórico, foi precedida de uma intervenção demorada e muito cuidadosa, que pressupôs uma campanha de recuperação da Vila Sassetti, um dos elementos de inusitado interesse deste percurso tão tentador.

É que se trata mesmo de uma tentação! O trabalho de recuperação é mais uma lição. Na casa, projectada pelo mesmo Manini da Regaleira, arquitecto e cenógrafo, que nos obriga a um percurso interno estranhíssimo, ainda se conserva parte do mobiliário, acerca do qual nada adianto porque só visto... E, entre tantos e tão sugestivos elementos propícios à efabulação, a possibilidade de Imaginar o que terá sido aquele espaço, vivido como ninho de amor do milionário Gulbenkian.

Olhem, mais não adianto. Vão! Vão por mim e verão que é o mais sábio dos meus mais recentes conselhos. Um desafio irrecusável! Conseguirão perceber que se trata da proposta de um percurso que, estou certo, muitos de vós nem conseguem conceber como possibilidade de descortinarem uma Sintra que ainda desconhecem?
 
Ver mais

Foto de Paulo Parracho.
 
 
Foto de Paulo Parracho.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
Foto de Paulo Parracho.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Foto de Paulo Parracho.
 
 
 
 
 
 
Foto de Paulo Parracho.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Abertura do novo caminho pedonal de acesso à Pena, através da Quinta da Amizade e da Vila Sassetti. Uma bela sugestão para um exercício matinal numa paisagem deslumbrante!

 

Sem comentários: