[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 30 de outubro de 2015



Afinal,
isto é mesmo uma «república de bananas»?

[publicado no facebook em 29.10.2015]
 
Em meu entender, se houvesse agências de «rating» afectas à classificação de determinados órgãos da comunicação social, o 'Correio da Manhã', provavelmente, não escaparia ao grau zero da tabela, qualquer coisa como o homónimo «lixo» da economia portuguesa...
 
Daí a admitir que possa ser objecto de uma medida despachada por um Juíz de Direito, de um Estado Democrático de Direito, no sentido de o silenciar, é algo de impensável.
 
Seja qual for a matéria objecto da decisão de censura! É uma vergonha!
 
 
Correio da Manhã - CENSURADO
 
"Um tribunal proibiu o CM e a CMTV de publicarem notícias sobre o processo que tem Sócrates como principal arguido. A decisão é ext...ensa e está a ser analisada pelos advogados deste jornal mas, tratando-se de uma deliberação judicial, o CM vai, para já, acatá-la. No lugar próprio vamos contestá-la.
 
A providência cautelar foi requerida pela defesa de Sócrates e tem o estranho efeito de silenciar o CM sobre o processo, mas não o próprio nem os seus advogados. Numa democracia que tem a liberdade de imprensa e de expressão como pilares, este tipo de silenciamento aproxima-se perigosamente da ideia de censura prévia. É típica do velho país do respeitinho que políticos como Sócrates e alguns setores do poder judicial tanto gostam. Vai, de resto, em colisão frontal com a jurisprudência nacional e do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

Uma coisa é certa: não será esta providência cautelar que vai parar a investigação do CM sobre o político Sócrates e que vem desde um tempo em que não havia qualquer investigação sobre ele. Jornalismo que se demite da sua obrigação de escrutínio dos atores políticos não é digno nem do nome nem da nobre história da profissão."

EDUARDO DÂMASO, Diretor-adjunto do Correio da Manhã
28/10/2015

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/…/e…/detalhe/o_pais_do_respeitinho
 

 

Sem comentários: