[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 29 de dezembro de 2015



2015, brevíssimas referências
a eventos da programação Gulbenkian



No último mês, embora tenha aludido, não fiz qualquer comentário aos eventos constantes do programa da Gulbenkian a que assisti. E não foram poucos, nada mais nada menos do que 7, invariavelmente, de nível muito bom e, nalguns casos, mesmo excepcional. Eis notas sumaríssimas, mesmo 'en passant', lamentando não poder aprofundar.

Do 'Ciclo de Piano', Christian Zacharias, no dia 29 de Novembro, Leif Ove Andsnes e Yefim Bronfman, respectivamente, em 6 e 14 de Dezembro, todos recitais excelentes, dos quais destacaria o último, totalmente afecto a Prokofiev, Sonatas Nos. 5, 6 E 7, absolutamente memorável, de um Bronfman que afirma e confirma uma «especialização» na pianística deste compositor.

Em relação aos Concertos com a Orquestra Gulbenkian, nos dias 4 e 11 do corrente, o primeiro sob a direcção de Susanna Mälkki, com um "Rituel in Memoriam Bruno Maderna", de Pierre Boulez, estupendamente trabalhado, verdadeiro marco na abordagem, em Lisboa, da obra do grande compositor francês, e o outro, também com o Coro da Fundação, dirigido por Paul McCreesh para "L' Enfance du Christ" de Berlioz. Esplêndidos solistas Crebassa, Th. Walker e N. Davies e o Coro em prestaçãoi notável.

No âmbito do 'Ciclo de Música Antiga', dia 13, apresentação na Igreja de São Roque do ensemble 'Graindelavoix', de Antuérpia, formado e dirigido por Björn Schmelzer, para se fazer ouvir num programa sofisticadíssimo, de extrema dificuldade, com peças remontando ao século XV, brilhantemente interpretado, subordinado ao título "Vésperas Cipriotas de Natal.

_____________________


São Roque, 31.12,2015, 17.00 horas


Ora bem, hoje, antevéspera do que será o meu último concerto do ano de 2015, no póximo dia 31, estou mesmo numa enorme expectativa por poder assistir a um programa invejável em qualquer latitude. Ainda no âmbito do Ciclo de Música Antiga da Gulbenkian, assistirei aos "Te Deum" em Ré Maior e "Concertante a 7" de JanDismas Zelenka, bem como "Dettingen Te Deum", em Ré Maior de Georg Friedrich Händel.

Para o efeito, o meu querido amigo Maestro Massimo Mazzeo, dirigirá a «sua» Orquestra Divino Sospiro, o Coro Gulbenkian e os solistas Filipa Passos, soprano, Mª José Conceição, soprano, Cátia Moreso, mezzo, Joana Nascimento, contralto, Pedro Cachado, tenor e André Boleiro, baixo. Obras grandiosas que rematam o ano, em atitude de Acção de Graças.

Num mês, 8 eventos, ou seja, a média semanal de dois programas imperdíveis que vão acumulando um património cuja adjectivação conhecem pelo que de melhor se apresenta no nosso país, perfeitamente, à semelhança do que se passa nos melhores auditórios, por esse mundo fora.

O "Te Deum" de Zelenka (1679-1745) nunca se ouviu ao vivo em Portugal. Em especial para os  amigos que não terão o meu privilégio, eis uma gravação parcial (1 / 2) da obra:

1. Te Deum laudamus
2. Tu rex gloriae
3. Tu ad liberandum
4. Tu ad dexteram Dei sedes


Interpretação, a cargo do Dresden Kammerchor da Hochschule für Musik Carl Maria von Weber e da Dresden Barockorchester, sob direcção de Hans-Christoph Rademann.

Boa Audição!

 
 
 
1. Te Deum laudamus 2. Tu rex gloriae 3. Tu ad liberandum 4. Tu ad dexteram Dei sedes Jan Dismas Zelenka (1679 - 1754) Dresden Kammerchor an der Hochschule f...
youtube.com
 
 
 

Sem comentários: