[sempre de acordo com a antiga ortografia]

domingo, 28 de fevereiro de 2016




24 de Fevereiro de 1778
efeméride mozartiana


[publicado no facebook em 24.02.2016]

Mozart ia a caminho de Paris, na viagem que acabaria por se tornar um dos seus maiores pesadelos, com o desgosto da morte da mãe na capital francesa. Durante a estada em Mannheim, compõe para a sua futura cunhada Aloysia Weber - considerada como o provável grande amor da vida de Amadé - o Recitativo e Aria "Alcandro, lo confesso ... Non sò d'onde viene“, KV. 294.
...
A interpretação que vos proponho é de Nathalie Dessay. Através do video poderão acompanhar a fidelidade do soprano aos desígnios de Mozart. O final da Aria é uma lição. Theodor Guschbauer dirige a Orquestra da Opera de Lyon.

Ver Mais
 
 
_________________________________________
 

24 de Fevereiro de 1788
Efeméride mozartiana


[publicado no facebook em 24.02.2016]


Em Viena, Mozart dá por terminada a composição do seu Concerto No. 26 para Piano e Orquestra em Ré Maior [mais tarde catalogado como KV. 537] que ficaria conhecido como o Concerto da Coroação. Tal designação é posterior, devendo-se ao facto de o compositor o ter interpretado, perante a corte, em Frankfurt, em Outubro de 1790, por altura da Coroação de Leopoldo II como Imperador do Sacro Império Romano-Germânico.
...
Tem os seguintes três andamentos:
1.Allegro, em Ré Maior
2.Larghetto em Lá Maior
3.Allegretto em Ré Maior


A interpretação que vos proponho, de Mitsuko Uchida, é a minha preferida. Sabem do meu apreço por esta que, em Salzburg, é considerada a grande mozartiana das últimas décadas, que, provavelmente, só em Clara Haskil encontra quem tão bem entendeu a dualidade de Mozart.

Não conheço quem faça este Larghetto com a sua precisão e contenção, sempre libertando toda a emoção que, a partir daquele sussurro inicial, nos acompanha por mais de sete minutos. Jeffrey Tate, em grande cumplicidade, dirige a English Chamber Orchestra.
Boa Audição!

Ver Mais
 
00:00 - Allegro 14:40 - Larghetto 21:57 - Allegretto Mitsuko Uchida Jeffrey Tate English
 
 
 

Sem comentários: