[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 28 de março de 2016



O Tríduo pascal
II. Sexta-Feira Santa

[publicado no facebook em 25.03.2016]

As celebrações do Tríduo Pascal remontam ao século IV, seguindo as indicações deixadas pelos Evangelhos sobre a Paixão de Jesus Cristo, que, para o Papa Francisco, em mensagem de há poucos dias, "(...) dura até o fim do mundo, porque é uma história de partilha com os sofrimentos de toda humanidade”.

“(...) Na Sexta-feira Santa chegamos ao momento culminante do amor, um amor que quer abraçar todos sem excluir ninguém, com uma entrega absoluta”, afirmou ainda.
Não será preciso lembrar as misérias, de toda a ordem, que fazem o nosso desassossego quotidiano, um desconsolo inominável. A nossa Paixão. A Cruz, sob a qual nos vergamos, amorosamente, ao serviço de quem pudermos e soubermos 'lavar os pés', como Ele nos pediu que replicássemos o Seu gesto.

Paixão. a minha, a vossa, a nossa! O homem profundamente religioso que Johann Sebastian Bach era, percebeu tudo isto tão bem que só podemos comover-nos com as páginas da sublime Arte que nos legou.

Por isso, quem sempre soube entender as suas 'Paixões', nunca se deixou espartilhar ou reduzir aos textos evangélicos que lhes subjazem. São textos que, servindo os propósitos de Bach, pretextuam a nossa própria Paixão, fazendo com que assumamos a dor geral, a 'passione', o acto de suportar, de sofrer como causa comum de e para a Redenção.

Acompanhem-me na escuta do penúltimo número, o 39, da Paixão segundo São João de Johann Sebastian Bach, numa interpretação de referência -- Collegium vocale GENT (Philippe HERREWEGHE)


39. Coro
Flauto traverso I/II, Oboe I/II, Violino I/II, Viola, Continuo
Ruht wohl, ihr heiligen Gebeine,
Die ich nun weiter nicht beweine,
Ruht wohl und bringt auch mich zur Ruh!
Das Grab, so euch bestimmet ist
Und ferner keine Not umschließt,
Macht mir den Himmel auf und schließt die
Hölle zu.


[Inglês]

Rest in peace, you sacred limbs,
I shall weep for you no more,
rest in peace, and bring me also to rest.
The grave that is allotted to you
and contains no further suffering,
opens heaven for me and shuts off hell.

Boa Audição!


https://youtu.be/1cMrlPdvpSg
 
Ver Mais
 

Sem comentários: