[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 24 de janeiro de 2017


 
 
 
De facto, outra competência !
Cascais, tão perto mas tão diferente !...

[19 de Janeiro de 2017]
 
_______________________
 
Não estará na altura de o Senhor Vereador com o pelouro da mobilidade urbana da Câmara Municipal de Sintra fazer um estágio na Câmara Municipal de Cascais ?

_______________________

Eis algumas medidas que os sintrenses só podem «ver por um canudo» embora estejam apenas a 12 quilómetros do concelho vizinho:

"(...) Para já, os utilizadores dos transportes públicos vão notar as diferenças na carteira. Os passes da CP e da Scotturb vão ficar até 25% mais baratos. Por exemplo, o pacote estacionamento e comboio entre Cascais e Lisboa custava 60,40 euros e vai passar a custar 48,40 euros. Ou seja, menos 12 euros por mês. Outro caso, de autocarro e comboio passa a custar 63,40, menos 11,70 euros do que até agora.

Para facilitar o uso de transportes, o concelho investiu também em lugares de estacionamento. Junto às estações de comboio vão existir 1280 lugares gratuitos. O uso da bicicleta vai ser incentivado com 1200 a circular em regime de partilha e 75 quilómetros de ciclovias - existiam 20. Existindo ainda 2000 lugares de estacionamento para as bicicletas. (...)"
_____________________

Enfim, outra solução, talvez complementar do acima aludido estágio do «nosso» Vereador, poderia ser a de pedir a Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, que viesse até ao Largo Vergílio Horta para orientar umas acções de formação nesta matéria. Se for preciso, lança-se uma petição...
______________________

Finalizando, no registo que reclama a seriedade das questões envolvidas na notícia, cumpre ter em consideração um princípio fundamental, aliás, comum a todos os sectores de intervenção autárquica.
Para que sejam promovidas medidas adequadas à mobilidade, num território tão complicado como é o da Área Metropolitana de Lisboa, é preciso que os cargos dos autarcas, responsáveis pelos respectivos pelouros nas diferentes autarquias, sejam preenchidos por pessoas com preparação adequada e inequivocamente competentes na matéria.

Infelizmente, como bem sabemos e está exuberantemente provado, em Sintra, tal não acontece. Por isso, Sintra sofre, por isso, os sintrenses sofrem, por isso, sofrem os visitantes de Sintra.
 
 
 
 
Autarquia anuncia poupanças até 12 euros por mês nos passes combinados.…


Sem comentários: