[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 24 de janeiro de 2017



Senhora Marquesa de Cadaval
mais pretexto para honrar a sua memória
 
[20 de Janeiro de 2017]
 
A Senhora Marquesa de Cadaval será esta noite lembrada em evento musical no CCOC. Embora tenha opinião acerca do programa reservo-me a sua partilha convosco para futura e mais conveniente oportunidade.
 
I. Comemorações pessoais

Sabendo que não poderia estar presente, comecei as «minhas comemorações pessoais» no passado Domingo, véspera do aniversário da mecenas. Nesse dia, a mítica Mitsuko Uchida, veio ao Grande Auditório da Gulbenkian para apresentar um programa que, de certeza absoluta, seria do pleno agrado da Senhora Marquesa:

'Sonata para Piano No. 16, em Dó Maior', KV. 545 de Wolfgang Amadeus Mozart, 'Kreisleriana', op. 16 e 'Fantasia em Dó Maior', op. 17 de Robert Schumann. Continuei, ontem à noite, no mesmo auditório da Avenida de Berna, escutando a excelente pianista Yulianna Avdeeva na interpretação do 'Concerto para Piano n.º 2, em Fá menor', op. 21 de Fryderyk Chopin, com a Orquestra Gulbenkian sob direcção de Stéphane Denève.

É neste contexto que vos proponho a audição de dois momentos musicais com peças acima aludidas que a Senhora Marquesa muito apreciava, pelas citadas artistas perfeitamente à altura desta homenagem. Da Sonata de Mozart, ouviremos o segundo andamento, 'Andante'. Quanto ao Concerto de Chopin, a partilha será integral.

Boa Audição!

https://youtu.be/SDG199MRF-o [I] Mozarthttps://youtu.be/4S5z2EhP6xk [II] Chopin

II. Memória muito grata

Permitam que, três anos exactos após a apresentação pública do filme biográfico "Marquesa de Cadaval, uma Vida de Cultura", aqui vos traga a mensagem que, na qualidade de co-autor do documento, recebi de um especial amigo.

Sem a sua oportuna e absolutamente decisiva intervenção, despachando favoravelmente uma proposta de apoio ao projecto, muito dificilmente o filme se teria concretizado. Percebendo que se tratava de trabalho credível, não teve dúvida de que a Câmara Municipal de Sintra poderia envolver-se naquele tributo à memória da Senhora Marquesa de Cadaval.

Isto não é coisa de somenos. Personagem tão ilustre não pode ser lembrada «de qualquer maneira» por uma comunidade como a de Sintra que tanto, tanto lhe deve. O facto de o então Presidente da Câmara ter decidido como decidiu em relação ao referido apoio e, posteriormente, me ter enviado esta mensagem que tanto me sensibilizou, bem atesta como todos teremos estado à altura de quem é merecedora de todas as homenagens.

Eis a mensagem que, em 20 de Janeiro de 2014, o seu signatário publicou no meu mural do facebook:
"Muitos parabéns pelo extraordinário documentário acerca da Senhora Marquesa do Cadaval. Foram momentos de dádiva cultural. E de reconhecimento. E de entrega a Sintra de instantes que ficam para a História ! Para a História de Sintra e da Cultura portuguesa. Parabéns. Muitos parabéns. Forte e fraterno abraço do

 
Fernando Seara "
________________________

[ILustr: Mitsuko Uchida; Yulianna Avdeeva; Senhora Marquesa de Cadaval]
 
Foto de João De Oliveira Cachado. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 


Sem comentários: