[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017






 

Sintra,
Casa Francisco Costa,
da autoria do Arquitecto Raul Lino

 
Actual executivo municipal de Sintra:
- Pois claro, mais uma promessa por cumprir!...

Esta casa foi traçada pelo Arq. Raul Lino para Francisco Costa a quem Sintra tanto deve. Depois da morte do escritor, a família ofereceu o edifício à autarquia que, deste modo, passou a integrar o património municipal.
 
Actualmente, como bem pode verificar-se por estas fotos da fachada e do pequeno quintal adjacente, está em processo de degradação. Em 2015, acerca deste edificio, Eugénio Montoito publicou um estupendo texto através do qual também alvitrava que tal espaço fosse adaptado de tal modo que pudesse acolher o Arquivo Histórico Municipal. (*)

O actual executivo da Câmara Municipal de Sintra não considerou a sua oportuna, convincente e competente sugestão. E eu próprio intervim publicando um artigo sobre o assunto no 'Jornal de Sintra'.

Na mesma altura, o Dr. Herminio dos Santos, Deputado Municipal pelo Movimento Sintrenses com Marco Almeida, em sessão da Assembleia Municipal de Sintra, chamou a atenção para o grave problema da degradação que, na altura, já ia adiantada.

Há dois anos, disse-me o Vice-Presidente da Câmara que a casa Francisco Costa até ao fim do actual mandato já funcionária como 'Casa dos Escritores de Sintra', tendo o cuidado de especificar que seguiria o modelo de congêneres famosas como a de Dublin...

Promessa bonita? Sem dúvida! Porém, a exemplo do prolongamento da linha do eléctrico, também a concretizar até ao fim do mandato (Setembro de 2017) e dos parques periféricos de estacionamento - que estariam em funcionamento no Verão de 2016, com painéis electrónicos em todas as estradas de acesso a Sintra indicando qual país adequado - ou do 'Quarteirão das Artes' e de não sei quantas mais fantasias, a Casa Francisco Costa apenas é um cadáver adiado...

Mais um cadáver adiado. Cadáver adiado que é «só» uma casa assinada pelo Arq. Raul Lino... Parece impossível mas chego a perguntar se «os responsáveis» que conhecem o nome de Raul Lino, se capacitam da responsabilidade que é ter peças de Raul Lino como património municipal a preservar...

Enfim, infelizmente, é 'apenas' mais uma peça do património municipal de Sintra que, como outra, bem perto, o Casal de São Domingos, se degradam a cada dia que passa, e ambas a poucos metros dos Paços do Concelho.

Como conviver com estes desgostos quotidianos, com promessas que, desculpem a terminologia, não passam de 'tretas' para iludir incautos, precisamente no coração da sede do concelho?

(*)
Raul Lino, Francisco Costa e uma Casa, por Eugénio Montoito |
Raul Lino, Francisco Costa e uma Casa, por Eugénio Montoito 15 Abril, 2014;
21 Maio, 2014 FernandoMoraisGomes A forma de ver um espaço…


alagamares.com

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Foto de João De Oliveira Cachado.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 



 

Sem comentários: